Sema leva o projeto "Lazer Consciente" a Algodoal
Com a aproximação da Semana Santa, a Gerência da Área de Preservação Ambiental (APA) de Algodoal – Maiandeua, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irá realizar, de 4 a 9 de abril, mais uma edição do projeto "Lazer Consciente". Criado há quatro anos, o projeto dissemina, entre moradores e visitantes da APA, a importância de não alterar o ecossistema ao se visitar o local e a responsabilidade que cada um tem em cuidar e zelar pela conservação desse espaço.
Segundo a gerente da APA, Adriana Maués, o evento proporciona uma aproximação da equipe gestora da Unidade de Conservação com a comunidade e com os turistas. Durante a ação haverá exposições sobre a gestão, distribuição de brindes ecológicos e opções de lazer e recreação, como atividades de turismo de aventura com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O momento também é oportuno para receber e apurar denúncias de crimes ambientais ocorridos no local.
Lazer Consciente
O Projeto é formado por diversas atividades, mas o grande destaque é a dinâmica "Troca Consciente", que consiste em trocar os resíduos sólidos (garrafas pet, vidro e latinhas de alumínio) encontrados na praia por brindes ecológicos (cartilhas das Unidades de Conservação, squeezes, ecobags, camisas, entre outros). O objetivo é a reflexão, pois ao se deparar com uma grande quantidade de resíduos gerados, o veranista analisa e reflete sobre a situação. “É cada um olhando para si mesmo e refletindo sobre sua responsabilidade. O brinde é só um estímulo para que haja essa conscientização. Em edições anteriores, o Projeto teve excelentes resultados, já que contou com a participação dos turistas e dos funcionários de bares, restaurantes e vendedores ambulantes”, explicou Adriana.
Nas ações dos anos anteriores, o Lazer Consciente contou com o apoio do Grupo Ambiental de Fortalezinha (GAF) e conseguiu recolher cerca de 90% de todo o lixo gerado durante o período de férias. “O apoio da população local foi maciço e ficamos muito felizes com o resultado”, comemorou a gerente. Este ano, a Sema terá novamente o apoio do Grupo Ambiental, além do BPA, da Associação dos Lancheiros Marudá-Algodoal (Cimam), da Associação dos Canoeiros de Algodoal (ACA), Escola Maria de Lourdes Ferreira e Prefeitura Municipal de Maracanã. A troca acontecerá na praia da Princesa e na sede administrativa da Sema, situada à Av. Magalhães Barata (rua principal), na Vila de Algodoal. (Agência Pará)
![]() |
Foto: Glaydson Carlos |
0 Comentários