Entrevista do Ícaro

Exclusivo 




Ícaro Gomes não é mais o secretário de educação do município de Maracanã, afastou-se do cargo no dia 28 de março, conforme já estava definido desde o dia 15, agora vai se dedicar a preparação da campanha do PMDB que começa no mês de Julho visando à sucessão municipal. Ele é o nome indicado pelo atual Prefeito Tinô dos Santos como pré-candidato na convenção do partido. O ex-secretário concedeu entrevista ao BLOG antes de sair do cargo e falou do seu período como secretário e propostas do partido para o município.
BLOG – Com uma experiência de 2 anos e meio na secretaria de educação, será que o senhor pode mesmo confirmar: A educação transforma o mundo?

 Ícaro -Uma experiência extraordinária, confesso que já estou ficando com saudades do dia a dia na Educar. A educação, meu caro, é o caminho para tudo, somente e tão somente pela educação conseguimos transformar vidas, melhorar a saúde com prevenção, construir horizontes para os jovens, enfim, melhorar o mundo, pois quem estuda tem um olhar diferente das coisas ao seu redor. Recebemos a educação de Maracanã numa posição incômoda no IDEB do Pará, quase no número 60, entregamos hoje na terceira posição.  Nunca houve reforma concreta de escolas, temos unidades que depois de 40 anos vieram conhecer o que é uma tinta – na última pintura lá nos anos 70 a massa corrida ainda não havia sido inventada. Um professor ganhava por 100 horas um salário mínimo sem nenhuma gratificação - o mesmo que ganhava a merendeira, um cargo que com toda a sua importância e mérito só exige o ensino fundamental-, hoje a realidade é diferente, pois o professor de Maracanã recebe o melhor salário da região. Melhoramos a alimentação escolar com novos produtos e incorporamos no cardápio a produção da agricultura das famílias do interior na estrada PA-127, colocando melancia, mamão, banana, farinha de tapioca, açaí, macaxeira, mel e legumes variados. Saio muito satisfeito com nosso saldo positivo na área educacional e tudo isso é resultado do trabalho da família Educar. Na educação sempre fomos uma família composta na sua grande maioria por maracanaenses da gema e por alguns filhos adotivos – como eu – que amam servir esta terra.

BLOG – Muitos municípios reclamam que Maracanã foi beneficiada com ônibus demais. O que foi isso?
Trabalho e muito trabalho, nosso município foi o primeiro a se habilitar para o programa “Caminhos da escola”. Nossa equipe sempre esteve atenta a tudo, aí começamos a mobilizar forças – estive junto com o prefeito Tinô dos Santos pelo menos três vezes em Brasília agindo no FNDE, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, quando finalmente conseguimos a fábrica tinha dificuldades de entrega, fiz a mala e fui a São Paulo na matriz da fábrica para pedir agilidade. Tudo só acontece com muito esforço e ousadia, para ser gestor é necessário que se saiba abrir portas, conhecer as pessoas na esfera estadual, no governo federal, ter influência com lideranças políticas que podem nos ajudar. Passarinho que canta só em casa e fica com vergonha de cantar em outro lugar não consegue nada.

BLOG – Dizem que você é o xodó político da juventude.
Sou muito identificado com os jovens, tenho a cabeça jovial, penso que idade não está no físico e sim no espírito. Creio que devo essa relação com os jovens maracanaenses ao fato de ter ficado a frente dos maiores eventos de nossa cidade, sempre me dediquei a trazer coisas boas para Maracanã, já que nem todos tem a possibilidade de ir buscar lazer em outros lugares maiores, imagino que o poder público deve garantir aqui mesmo o constitucional direito de se divertir. Trouxemos Super Pop, Príncipe Negro, Anjo Azul, Gabi Amarantos, Xeiro Verde, Tom Cleber e tantos outros atrativos que mostraram ao jovem que o lazer é importante, pregando sempre a Paz, gerando gentileza e nunca violência.
Por outro lado, tem o programa “Primeiro Emprego – ganhando experiência”, criado por nossa equipe na secretaria com o aval do prefeito Tinô que tem quase 200 jovens com ensino médio completo e que não tinham como continuar seus estudos na capital do estado ou em Castanhal, e estão trabalhando como auxiliares de ensino nas escolas e fazendo faculdade no próprio município.

BLOG – É verdade que o senhor está juntando ideias e propostas para apresentar um plano de gestão para o município de Maracanã?
O PMDB sempre pensou o município de forma grande. Na campanha eleitoral que começa em Julho o partido vai propor uma grande discussão de ideias. Vemos que hoje está mais fácil, a casa foi arrumada pelo companheiro Tinô, nas eleições passadas se discutia meses de atraso em folhas de pagamento, o PMDB acabou com isso em Maracanã. Penso que vamos discutir um programa grandioso para agricultura - mostramos isto na merenda escolar-; discutir um planejamento de conservação de vias e ramais; debater a criação do “Belo Centro”, um projeto que pensamos para modificar toda a área comercial de Maracanã com vias revitalizadas, jardins, sem trânsito de veículos, novos negócios; discutiremos a proposta de trazer empresas para o município nas áreas de pesca industrial e biodiesel; a construção do novo e moderno hospital municipal; enfim, são várias propostas que vamos recolhendo, ouvindo as pessoas, discutindo e pensamos que isso será importante para o futuro. O PMDB tem a certeza que arrumou a casa, sanou problemas básicos, agora é hora de partir para o desenvolvimento efetivo do município. São ideias assim que o PMDB e os aliados vão discutir.

BLOG – Se o senhor pudesse escolher os seus adversários, teria ai algumas preferências?
O PMDB está bem preparado, temos experiência, o povo sabe da nossa competência, das nossas ideias inovadoras e confiamos bastante no grupo político que sustenta nossos projetos. O importante é que vamos para o jogo, respeitando o adversário e reconhecendo sua força, mas sem temer, vamos colocar o time no ataque, manter a marcação no meio de campo e lutar para fazer muito gols. Queremos ganhar o jogo com uma boa diferença.

BLOG - E que vem para a secretaria vai dar continuidade as suas obras?
Sim. Temos um programa de reformas que não paralisa em nada, ao contrário, acelera. Hoje já concluímos a escola do São Roberto, a maior da região e estamos com equipes nas escolas da vila da Penha – Abel Chaves e Cezário Alvim, no Curuçambaua, São Raimundo, Cristolândia, Beira Mar, Nova Brasília e Vista Alegre e o prefeito está agilizando mais equipes para manter o ritmo de obras.
Quem estará à frente da educação será certamente uma pessoa muito competente do nosso governo, mas isto é da alçada do prefeito municipal, que é quem tem a prerrogativa constitucional de nomear e exonerar. Tenho o maior orgulho de ter servido ao nosso município como secretário de educação, agradeço profundamente o prefeito Tinô por confiar no nosso trabalho, pela maneira moderna de gerir o município com descentralização.

Postar um comentário

0 Comentários