Novo calendário para o ensino médio

Ano letivo só pode ir até 27 de março

Ano letivo só pode ir até 27 de março (Foto: Rogério Uchôa)
Acácio Centeno e Suely Menezes informaram como ficará o ano letivo (Foto: Rogério Uchôa)
Para os alunos das escolas estaduais que iniciaram o ano letivo de 2011 em abril e que tiveram suas atividades paralisadas pela greve dos professores e servidores em educação do Pará, o ano letivo só deve terminar no dia 27 de março de 2012. Diferente da proposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), quando a previsão era de que o ano letivo terminasse apenas em abril, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou, na manhã de ontem, o calendário de reposição dos dias perdidos no ano letivo de 2011, que será concluído mais cedo.
Segundo o secretário adjunto de ensino da Seduc, Acácio Centeno, a secretaria não estabeleceu um calendário único porque algumas escolas não aderiram à greve, que durou 34 dias letivos e que foi encerrada na última sexta-feira. Em decorrência disso, ele afirma que cada escola determinará como irá acontecer a reposição desde que obedeça à orientação de término do ano letivo em março de 2012. “Temos escolas que começaram o ano letivo em fevereiro de 2011 e não paralisaram na greve, então, a Seduc orienta as escolas para que elaborem um calendário escolar específico”, disse. “Apenas 18% das escolas iniciaram em abril e paralisaram por 34 dias letivos. Para esses 18%, sugerimos aulas aos sábados para que as escolas possam cumprir os 200 dias letivos e as 800 horas até o dia 27 de março”.
Preocupado em explicar que a previsão das aulas aos sábados é destinada apenas a esse percentual de 18% das escolas que, além de terem iniciado o ano letivo atrasadas, em abril, ainda aderiram à greve, o secretário adjunto ressaltou que a maioria das escolas deve concluir o ano letivo de 2011 ainda em dezembro. “Aproximadamente 52% das escolas da região metropolitana de Belém não paralisaram. Essas escolas cumprirão o calendário previamente estabelecido e devem concluir até dezembro, mais tardar, em janeiro”.
De qualquer forma, a preocupação com os alunos que só poderão concluir o ano em março é grande. Segundo Acácio, os alunos que estiverem no terceiro ano do ensino médio e que concorrerão ao vestibular, apesar da extensão do ano letivo, não serão prejudicados.
DOL

Rodapé: No caso da escola Kennedy de Maracanã qeu começou em Abril as aulas vão mesmo até o final de março de 2012.

Postar um comentário

0 Comentários