Belém precisa de novas opções de entrada e saida

priante_com_ministro_da_integrao

Projeto de Jatene será realizado com verbas que Priante garantirá ao Ministério da Integração no Orçamento da União
O Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado do Pará vão assinar em novembro convênio para a construção do terceiro e último trecho da Avenida Independência, ligando Belém aos municípios de Ananindeua e Marituba. A obra criará nova rota de acesso à Região Metropolitana de Belém, desafogando o trânsito na BR-316 e na Avenida Almirante Barroso, principais vias de entrada e saída da capital paraense.
A celebração do convênio foi anunciada nesta terça-feira (18) pelo deputado federal José Priante (PMDB-PA), relator de Integração e Meio Ambiente do Orçamento Geral da União de 2012, após reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Da reunião participou Márcio Spíndola, secretário estadual de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), órgão responsável pelo projeto e pela obra.
Os recursos para a conclusão da Avenida Independência serão assegurados por meio de emenda que o deputado Priante, na qualidade de relator do Orçamento, destinará ao Ministério da Integração. “Essa é a grande obra que iremos garantir no Orçamento da União de 2012 para a população dos municípios da Região Metropolitana de Belém”, ressaltou Priante.
A obra, priorizada e incluída na Agenda Mínima do Governo Simão Jatene, prevê a ampliação da Avenida Independência com a construção de mais nove quilômetros de rodovia com pista dupla, além de um viaduto entre Ananindeua e Marituba, onde hoje funciona um posto da Polícia Rodoviária Federal.
Para viabilizar o empreendimento, o Governo do Estado depende de recursos do Governo Federal, problema que Priante e Spíndola, com o aval do governador, procuraram solucionar junto ao Ministério da Integração. “Com o apoio do deputado Priante, a solução está encaminhada: vamos contar com recursos do Orçamento da União”, acredita Spíndola.  
O custo total da obra, a contrapartida do governo paraense e os detalhes técnicos do empreendimento serão conhecidos após a conclusão do projeto, que vem sendo elaborado por empresa especializada licitada pela Seidurb. “O projeto será concluído ainda na primeira quinzena de novembro”, adiantou o secretário.
O ministro, ao dar sinal verde para a celebração do convênio, justificou dizendo que obras que visam integrar municípios das regiões metropolitanas brasileiras atendem às políticas do ministério e do governo da presidenta Dilma Rousseff para estimular o desenvolvimento dessas cidades. “Esse projeto merece o nosso apoio porque é uma obra estratégica para promover a integração da Região Metropolitana de Belém”, defendeu Bezerra.
Após a assinatura do convênio, a Seidurb vai licitar a obra, o que poderá acontecer no início do próximo ano. A expectativa é que as obras possam começar ainda no primeiro semestre de 2012. 

Postar um comentário

0 Comentários