"O que rola na Ilha, fica na Ilha..."


O primo pobre reage

O município de Maracanã é abençoado. Deus – além de ser brasileiro tem o coração em Maracanã. Nossa região apresenta belezas naturais de extraordinário valor para o estado, podendo-se destacar a Ilha de Maiandeua (Algodoal) e a praia da Marieta. São áreas de proteção ambiental. Algodoal é uma APA (Área de proteção ambiental) administrada por um conselho gestor que reúne-se periodicamente para traçar as diretrizes na ilha.
A Vila de Algodoal também tem um Administrador Distrital, indicado pela Prefeitura de Maracanã, que atua junto à comunidade com objetivo de executar a gestão da Ilha, direcionando os serviços básicos de limpeza, ocupação do solo, concessões, funcionamento dos estabelecimentos de educação, saúde e proteção social. Atualmente o cargo é exercido pelo senhor Antonino Raiol.
Porém, Algodoal não é só de Maracanã. Algodoal é do Brasil e do mundo. Sempre tem alguém em qualquer parte capaz de emitir uma opinião sobre a ilha. São órgãos afins, entidades ecléticas, instituições de todas as tonalidades e gostos – que atuam naquele paraíso. As três esferas de governo – Federal, estadual e municipal – tem atribuições em Algodoal, mas, veja que só o primo pobre, o município – o menor ente da grande esfera – resolveu tomar suas atitudes: A Prefeitura de Maracanã está investindo quase meio milhão na Ilha de Algodoal, revitalizando totalmente a Escola Maria de Lourdes; Construíndo a Praça e a quadra de Esportes; Adequando e ampliando o antigo prédio da delegacia para que sirva aos correios, a agência distrital e a segurança pública. Paralelamente, estuda viabilizar campanha de conscientização para as questões ambientais e investe na melhoria da coleta do lixo.
Veja que os combativos sites que retratam Algodoal, sempre foram a voz da defesa, da denúncia, do grito. Bem que agora poderiam dar uma “forcinha”. Por favor coloquem pelo menos uma “notinha”, uma “fotinha” das obras e serviços que o primo pobre realiza com muito esforço na Ilha, dividindo o pequeno pão com mais de 100 comunidades que juntas formam o nosso tradicional e querido município de Maracanã.


Postar um comentário

0 Comentários