Bombeiros na cadeia

650 bombeiros do estado do Rio de Janeiro estão na cadeia. As prisões determinadas pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) foram ocasionadas em razão da invasão do principal quartel da instituição na capital fluminense. Tudo  iniciou com uma série de protestos objetivando o reajuste do salário base da corporação.
O corpo de bombeiros é uma instituição muito respeitada país a fora. Sempre tratados como heróis, que realmente são, pois atuam nos momentos mais críticos, como calamidades, enchentes, acidentes, etc...
É justo, portanto, a luta por salários melhores. É justíssimo reivindicar, protestas, discutir. Só que não é nada justo agir violentamente. Invadir um patrimônio público, local de trabalho e destruir equipamentos que são do povo. Uma vergonha o confronto com policiais, que são corporações semelhantes. Uma vergonha mesmo!
O governador Sérgio Cabral agiu com determinação e sensatez, como deve agir um homem público. Corretíssimo na medida.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Por que o ato dos bombeiros cria um precedente perigoso

    Os bombeiros assim como qualquer categoria têm o direito de pedir melhoria salarial, ocorre que por servirem junto com a PM, sob regime militar, lhes é vetado o direto à greve. Nos últimos dias o que tenho visto no Rio é um circo. Uma categoria que vem sendo “doutrinada” por políticos faz meses, chega ao ponto de rasgar sua lei militar, invadir um quartel, ocupar e inutilizar viaturas.
    Ora, isso é inadmissível em um estado de direito. Imaginemos se médicos decidem fazer greve, invadir hospitais, furar pneu das ambulâncias e trancar as portas; E se um dia policiais em greve ocuparem os presídios e ameaçarem soltar os presos? Não obstante, teríamos ainda a possibilidade de Soldados do exército em greve, colocarem tanques para obstruir vias. Pergunto: Onde a sociedade vai parar? É esse o precedente que a sociedade deseja abrir com os bombeiros?
    Para que não corramos esse risco há uma legislação militar que rege as FFA, Bombeiros e a PM. Independente de qualquer pleito salarial, ela tem de ser respeitada. No momento em que a sociedade permitir que essa lei seja ignorada, estará pondo em risco sua própria ordem.

    ResponderExcluir