Antiga 'colônia de nudismo', praia de beleza exótica é roteiro de férias no litoral do Pará



Formada por belas paisagens, ilha da Fortaleza é umas das sete praias oficiais do naturismo no Brasil e proporciona sensação de bem estar aos visitantes.


Por Denilson d'Almeida, g1 Pará




Cercada de ilhas e praias desertas, São João de Pirabas é um destino muito procurado nesta época. — Foto: Augusto Miranda/Agência Pará


Cercada por ilhas com praias paradisíacas - e não habitadas - a cidade de São João de Pirabas, no litoral do Pará, é uma opção diferente de lazer para quem visita uma região em que a Amazônia se encontra com o Oceano Atlântico.

São pelo menos quatro praias oficiais reconhecidas pelo município, sendo que uma delas tem o histórico de ter sido uma espécie de colônia de nudismo. A cidade fica a 202 quilômetros de distância de Belém.

A ilha da Fortaleza, atualmente a mais procurada pelos turistas, não é povoada. A viagem de barco dura menos de 30 minutos, dependendo do movimento das marés.

As barracas e choupanas servem como ponto de apoio para pescadores artesanais da região. Por lá, este tipo de abrigo é chamado de ‘rancho’.

O passeio por lá é para quem aprecia o contato com a natureza e a vida rústica, simples, em que o que mais importa é contemplar o mar e o pôr do sol.

Talvez tenha sido esta sensação de liberdade da vida urbana e do contato com o meio ambiente que estimulou europeus que visitavam a região na década de 1980 a praticarem o naturismo - estilo de vida em que a nudez social não sexualizada.

A filosofia se baseia no respeito a si e ao outro, na integração e cuidado com o meio ambiente.

Tadeu Freitas, que trabalha com atividades ligadas ao turismo em São João de Pirabas, comentou que na ilha da Fortaleza ainda existe uma palafita que pertenceu a um grupo de alemães. “Eles vinham três vezes por ano e ficam nus por lá”, reafirmou.

Até o final dos anos 1990, dizem alguns moradores de Pirabas, era comum fazer o nudismo na praia da Fortaleza. Isto mudou em 1997, quando a baía de Pirabas passou a ser ponto de prática de pesca esportiva.



Atualmente, São João de Pirabas é considerada ponto turístico nacional para pesca esportiva. — Foto: Augusto Miranda/Agência Pará


Apesar do naturismo praticado no lugar, a praia nunca foi considerada oficialmente como naturista. Para que isto ocorra, segundo a Federação Brasileira de Naturismo, é necessário que exista uma lei municipal ou um decreto municipal.


Em todo o país, existem somente sete praias consideradas oficialmente como de prática de naturismo. Nenhuma delas está no território paraense.



São João de Pirabas fica distante 202 quilômetros de Belém — Foto: Augusto Miranda/Agência Pará

Postar um comentário

0 Comentários