Por Gerson Ícaro Gomes
|
O local do julgamento em Brasilia |
O ex-prefeito Tinô dos Santos, anda rindo para as paredes e não é para menos. Do outro lado da avenida grande, o professor e blogueiro Ícaro Gomes, esbanja um sorriso maior ainda. A vitória justa, obtida de forma legal, com argumentos consistentes muito bem produzidos e refletindo a realidade dos fatos pelo advogado Mauro Barros, tem a força e clareza de raios de Sol lançados sobre um fato que mexeu com muitas vidas: familiares, amigos e amigas, enfim...
O QUE DISSE A JUSTIÇA FEDERAL?
O processo nº 57.2015.4.01.3904, ficará marcado na história, ao seu final restaura verdades e resgata trajetórias. Demorado é certo, mas, importante para restabelecer vidas e dizer à sociedade que a justiça existe sim. Antes, em 2021, a Justiça federal fez o primeiro julgamento e numa sentença absolveu o ex-prefeito e o ex-secretário das acusações do Fundeb, em torno de 57 milhões, porém, manteve as supostas denúncias do PNATE, estabelecendo a devolução dos recursos pertinentes na faixa de mais de um milhão de reais. Os réus - até então - por meio de seus advogados, não se convenceram e apelaram aos tribunais maiores, fazendo o contraponto da sentença.
Uma longa espera, que somente três anos depois, viria a ter o parecer de um colegiado, onde a pluralidade de desembargadores pode apreciar a ação e, finalmente, constatar que não havia mais como se manter uma decisão esdrúxula e incoerente, reformando a sentença e absolvendo de fato e de direito os acusados.
Ao final disse o colegiado do Tribunal Regional Federal - TRF1 - "Apelação dos réus a que se dá provimento para absolvê-los das condutas ímprobas que lhe são imputadas.10. Apelação do FNDE a que se nega provimento. ACORDÃO. Decide a Décima Turma, por unanimidade, dar provimento à apelação dos réus e negar provimento à apelação do FNDE, nos termos do voto da relatora. Desembargadora Federal Daniele Maranhão Relatora".
O que disseram os absolvidos e o advogado?
Os tempos foram de escuridão, como já citado na primeira postagem, as acusações ganharam as ruas, as redes sociais e tornaram-se um grande empecilho para os envolvidos.
Mas, quem irá repor tudo isso? Quem estará nas redes sociais para fazer uma simples postagem pedindo desculpas, tipo "postou, mas não sabia o que estava fazendo"? Quais brincantes do bloco de carnaval dos 58 milhões com fantasias de presidiários terão coragem de dizer: o que acusei sem provas?
Um dos integrantes deste bloco e talvez o que mais se aproveitou politicamente da lenda de 58 milhões, se apresenta hoje, todo jovial, como pré-candidato a vice-prefeito e seguramente não tem ombridade para isso. Quem será do Ministério Público Federal a ser destacado para dizer que houve um "pequeno erro"? Nas idas e vindas de oficiais de justiça, nas idas e vindas de audiências, quem estará disposto a reparar tal equivoco? O denunciante que gerou a ação, será que se lembra? Será que vai mandar uma mensagem dizendo que denunciou o que não tinha certeza?
A resposta é muito simples: Ninguém o fará!
|
Ícaro Gomes |
Quero agora de forma bem particular, do fundo do coração, esclarecer que nenhum pedido de desculpas será necessário. "A minha consciência não precisa de desculpas, sempre esteve tranquila, sempre dormi o sono dos justos. Quem conhece a realidade da minha vida profissional e financeira, sabe muito bem que sempre vivi com poucos recursos e do suor e, às vezes, até do sangue do meu trabalho. Então, não precisa de desculpas. A justiça divina e a dos homens já o fizeram, deixando claro que a verdade apareceu. E é muito bom, manter um Blog com credibilidade durante mais de uma década também, o que nos faz ter o espaço necessário para contar a história da lenda. Estou de alma lavada, enxaguada, leve e suave. Estou feliz!. Toda à gratidão a Deus, a Justiça, ao meu amigo doutor Mauro Gomes de Barros, ao doutor Guilherme, aos familiares - a esposa Fernanda, que durante este período tornou-se advogada e me reconfortou em muitos momentos, minhas filhas, filho e netos e aos amigos fiéis que sempre acreditaram em mim".
|
Tinô dos Santos |
O ex-prefeito Tinô dos Santos disse ao blog: "Era um carma essa ação e nós sabemos o que passamos. Por isso, a única palavra que tenho nesse momento é gratidão. Gratidão à Deus, a todos que sempre acreditaram na gente, ao advogado Mauro Barros. Foi um verdadeiro alivio, pois tudo isso foi uma grande injustiça, mas, hoje não provo somente com palavras, e sim com papel. A justiça foi feita e na gestão busquei fazer o melhor e reconhecer as grandes necessidades que o povo tinha naquele momento. Porém, lógico, não fizemos tudo e sabemos que tem muito a fazer. Recebo a noticia tranquilo e andarei sempre do mesmo jeito, já que sempre tive a consciência tranquila. Obrigado a minha família que sempre confiou e apoiou. A vitória tem mesmo o sabor de mel".
|
Doutor Mauro Barros |
Em nota assinada pelo advogado Mauro Barros, a defesa do ex-prefeito Tinô dos Santos, e do ex-secretário Ícaro Gomes disse que a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª região restaura a verdade dos fatos e traz ao caso um sentimento de justiça. "Desde o início, a defesa demonstrou que a pretensão perseguida pelo Ministério Público baseou-se em mera narrativa levianamente arquitetada por adversários políticos do ex-prefeito, com o nítido propósito de macular sua imagem". Completou o advogado.
* O autor é especialista em educação, consultor político e blogueiro. Ex-secretário de gabinete, de Finanças em Salinópolis no período 1997-2000, ex-secretário de finanças e da pasta de educação em Maracanã no período 2007 a 2012, por este último cargo, compôs o rol da ação de 58 milhões.
0 Comentários