Polícia suspeita que corpos encontrados no litoral paraense são de refugiados haitianos


Uma embarcação foi encontrada na manhã de ontem, no litoral do município de Quatipuru, entre Bragança e Tracuateua. A bordo, 20 corpos em avançado estado de decomposição. A Polícia civil de Bragança foi acionada e o IML chamado para a remoção dos corpos, que foram levados para a praia de Ajuruteua, na ilharga de Bragança.

Segundo o delegado da PC Pará, Alexandre Calvinho, possivelmente os 20 corpos são de imigrantes haitianos, fugindo da guerra civil. O Haiti, país caribenho da América Central, vive mais uma vez uma crise profunda, eclodida logo após o assassinato do Presidente Jovenel Moïse, já que grupos armados assumiram o controle de grandes áreas do país. A população sofre com a fome, a violência generalizada e a dificuldade de mobilidade. Então, famílias inteiras fogem do país, dos modos mais improvisados possíveis, principalmente, pelo mar.






Com a suspeita de que os corpos são de haitianos, a Polícia Federal assumiu o caso e diz que possivelmente os passageiros da pequena embarcação teriam morrido de fome e desidratação.
Os corpos foram encontrados por pescadores que realizam suas atividades na costa paraense. Apesar da suspeita, a corporação afirma que só a perícia pode determinar a causa exata das mortes e identificar as vítimas.

O procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, determinou a abertura de duas investigações: uma na área criminal e outra na área cível. A apuração será realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para a defesa de direitos humanos.



Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Redes sociais

Postar um comentário

0 Comentários