Será que teremos Joelma e Nattanzinho no niver de Maracana?
A Estagiária do Blog, que não gosta de ser provocada, recebeu uma missão na Caixinha do Blog: descobrir que atrações afinal serão essas no aniversário de Maracanã, no fim de maio. Pois, Ela é do babado mesmo e saiu batendo pernas pra atender a provocação. Escorando-se daqui e dali, perguntando pra quem não deve e pra quem deve, conseguiu alguns sinais. E haverão mesmo sinais.
A Dica é a seguinte, aliás, a estagiária não gosta da Dica! A pista é a seguinte: toda gestão costuma fazer um barulho mais sofisticado nas vésperas das eleições, então, achamos, só achamos que a Prefeitura irá trazer as atrações nacionais Joelma e Nattanzinho. Joelma é um sucesso nacional e internacional, natural das bandas de Belém ganhou o mundo; já Nattanzinho é um cearense arretado de Sobral, que se criou em Tianguá e hoje faz sucesso em todo Brasil. Então, tá!
União Brasil continua com prefeito de Maracanã
A disputa que poderia se avizinhar pelo comando do partido União Brasil 44 em Maracanã não ocorreu. Aquela coisa que o ministro do Turismo estava chateado com o prefeito era boato mesmo. Então, a Estagiária do Blog acertou mais uma: não houve mau tempo para o helicóptero e o ministro já estava tudo combinado com o governador. Então segue a vida de todos.
O partido União Brasil, dirigido no âmbito estadual pelo ministro do turismo do Brasil, deputado Celso Sabino, parceiro político do prefeito Reginaldo Carrera - que à convite do governador Helder migrou para o MDB - deixou a legenda no barco da candidatura à reeleição, abrindo as portas para a filiação do vice-prefeito da cidade - e pré-candidato à reeleição - Enock Ferreira e mais os vereadores Antônio Júnior, Ivaney Ricardo e Rato (ex-PSDB) e Cacaia (Ex-PL). Comenta-se também que no União estarão com foto nas urnas, a ex-vereadora Nathalia Botelho e a ex-primeira dama, Andreia Aleixo.
A super chapa do MDB de Maracanã
Após rompimento de 2013, Geovan e Júnior Araújo voltam a ser "unha e carne"
Política é arte do diálogo, dos encontros e desencontros. Como dizia o sábio político Gerson Peres: "até boi avua". Pois bem, Geovan Martins se elegeu em 2012 como o vereador mais votado de Maracanã e foi um dos baluartes da campanha da professora Dica Costa, eleita prefeita no mesmo ano. Logo depois, o rompimento foi total e de lá pra cá seguiram caminhos diferentes até a chegada de 2024. Pelo andar da carruagem, o ex-secretário de saúde, Júnior Araújo, poderá ser o vice na chapa de Geovan, que agora é 10, pertence ao partido Republicanos.
A professora Dica passou o bastão ao filho e se afastou das reuniões do G4 de oposição e parece que deseja "pendurar as chuteiras" como fez Jânio Quadros. A nova chapa "passou sebo nas canelas" e botou lenha na pré-campanha, primeiro visitando os mais chegados "tucanos" e depois pretendem ganhar os ramais e rios da região.
G3 viabiliza ou caminha para apoiar Geovan em Maracanã?
É um mistério total, após a decisão da ex-prefeita Dica de se afastar das discussões, o ex-prefeito Tinô dos Santos, o empreendedor Artur Nogueira e o ex-vereador Augusto Pinto, ainda não anunciaram oficialmente o que será feito.
A Estagiária do Blog que xereta tudo, descobriu que Augusto Pinto recuou e será candidato à Câmara, então o G3 estuda agora dois caminhos: Lançar chapa com Tinô e Artur ou declarar de vez apoio ao pré-candidato Geovan Martins. O passarinho que não sai daquela mangabeira que tem na ilharga da entrada da vila da Penha jurou "pela fé da mucura" que tudo isso é verdadeiro.
Helder e a centena de prefeitos e prefeitas
O governador do Pará tem se dedicado ao crescimento de seu nome no patamar nacional, o que certamente será mais vigoroso com a realização da COP 30 em Belém, vitrine ideal para quem - como ele - sonha alçar voos bem maiores no Brasil. Uma das demonstrações será a missão de eleger um grande número de gestores pelo MDB, o que tem gerado muitas dores de cabeça e atingido aliados leais, às vezes, até de primeira hora, como muitos que estiveram na derrota de 2014 ao governo do estado.
Serenar sonhos de lideranças municipais, pode gerar uma dor que "Cibalena" não cura lá na frente, uma legião de preteridos correndo para o abraço amigo do doutor Daniel da República de Ananindeua, que parece que vai se reeleger folgado e no outro dia, depois da cervejinha, disponibilizar o ombro amigo, candidatíssimo, para disputar com Hanna, a escolhida do governador.
Não sei mesmo se a Estagiária acerta essa!
Nonato é o pré-candidato do PT em Castanhal
Igor é a nova cara do MDB em Belém
Como não está sendo fácil em nenhum município, a escolha da pré-candidatura do MDB em Belém também gerou "caco de vidro" pra tudo que é lado. O deputado federal José Priante pleiteava, assim como o estadual Zeca Pirão. Todavia, o governador foi buscar o deputado estadual Igor Normando no Podemos e filiou no MDB, ungindo-o na disputa pela prefeitura da capital. Segundo apurou a Estagiária, Helder se baseou em pesquisas "Qualis" que mostram que o perfil jovial e engajado de Igor tem o maior poder de crescimento eleitoral.
Outro que ficou tristonho foi o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) que esperava o apoio do governador, mas até que disfarçou bem e disse que é natural o MDB lançar candidato por sua grandeza, mas que espera que estejam todos juntos no segundo turno. Então, tá, Távio!
Quem mandará nas churrasqueiras do "Pau Amarelo" em São Francisco do Pará?
A federação que reúne os partidos PT, PV e PC do B, resolveu que Ronaldo Nobre, segundo colocado nas eleições de 2020 e filiado ao Partido Verde, será o candidato em outubro. No último domingo, uma grande festa com a presença do Senador Beto Faro (PT) e do presidente do PV, Danilo Alho e mais o ex-deputado Zé Carlos, lançou o nome de Ronaldo como pré-candidato.
Do outro lado do igarapé Pau Amarelo, o reeleito prefeito Marcos Cézar, ainda não se manifestou oficialmente com o nome definitivo de seu candidato (a). Já o ex-prefeito Rol não esconde mais de ninguém que será candidato.
O ensaio de candidatura de Bertoldo Couto em Marituba
Marituba parece uma calmaria quando se passa na rodovia BR 316, mas nos bastidores da política a efervescência é grandiosa, um grande turbilhão. A prefeita Patrícia Alencar recebeu de presente do governador Helder o tradicional MDB e vem cooptando lideranças para sua aliança. A cada dia o movimento cresce. Na oposição, Everaldo Aleixo e a família Melo se desentenderam e devem marchar rachados por completo.
Ainda tem mais, recentemente lançou sua pré-candidatura num vídeo o ex-prefeito Bertoldo Couto, que é filiado no partido Cidadania, o mesmo partido do jovem contador Bruno Santiago - pré-candidato à prefeitura - e o jornalista Jece Cardoso, provável vice na chapa e que têm bons números nas pesquisas. Dizem os saudosos espíritos do bar do Oséias, que o lançamento de Bertoldo é uma estratégia da prefeita para conturbar ainda mais a sua já desorganizada oposição. Então, tá!
As novidades no cenário político de Bragança
O atual vice-prefeito Mário Júnior é o pré-candidato à Prefeitura apoiado pelo ovacionado prefeito Raimundão, que comanda uma marcha bem organizada para as eleições em outubro. Na oposição, o ex-prefeito Edson Oliveira, irmão do deputado Renato Oliveira (agora MDB), andava para todos os cantos com o médico Nadson Monteiro, que já foi vice-prefeito e prefeito por alguns meses, sendo bem avaliado na cidade.
Todavia, contudo, entretanto, como política é como nuvem, Nadson se rebelou devido umas questões de contas em tribunais e resolveu debandar de "mala e cuia" para o lado do prefeito Raimundão, fechando apoio ao seu colega também médico Mário Júnior.
Ourém e o cenário político
Todos os anos, o majestoso rio Guamá assusta os moradores de Ourém com grandes enchentes e agora em suas águas guarda os segredos para as eleições de outubro próximo. O atual prefeito Roberto Uchoa, mesmo tendo direito à reeleição, parece que será fiel e deixará seu mentor político, ex-prefeito Junhão, sempre bem avaliado, disputar novamente a prefeitura. Do outro lado da ponte, desembarcou o Neto Leócadio, que é vereador em São Miguel do Guamá, mas vai concorrer à Prefeitura, contando com o apoio de seu irmão, o poderoso deputado federal Antônio Doido. Já subindo as ribanceiras da disputa, o ex-prefeito Elias, que mantém um grupo forte, também colocou seu nome à disposição, aliás, um fiel aliado da família Barbalho.
Que as águas baixem e a disputa possa começar.
Capitão Poço e a briga de foice
Já na cidade vizinha de Ourém, a bela terra da laranja, Capitão Poço, o cenário será de arrancar o folego: A poderosa família Tonheiro, que tem o atual prefeito da cidade, João Tonheiro e mais um irmão na prefeitura de Irituia, Marcos Tonheiro, vai lançar uma sobrinha, Fernanda Tonheiro.
A também poderosa família Belo, pretende apresentar o nome do Raimundo, já foi prefeito da cidade, deputado estadual, e tem a esposa deputada estadual Diana Belo, que também já foi prefeita,
E para surpresa geral da nação apoitou de vez na cidade, o deputado estadual Erick Monteiro, que é filho de Capitão Poço e foi se estabelecer no passado em Ananindeua, onde é empresário, se elegeu vereador, vice-prefeito e em 2022 um dos deputados estaduais mais votados do Pará. Pois bem, um passarinho que saiu da tribo dos Tembés na direção da cidade, deu uma espiada numa pesquisa e parece que os tradicionais podem sofrer mesmo um abalo grande, com a possibilidade clara de competitividade do deputado Erick.
0 Comentários