Prazer, Bem vindos a Salinópolis.

Reprodução-FEst Comidinha de Praia



Por Maurício Botelho



Quem não consegue nos enxergar acha que somos apenas uma praia.
Somos uma comunidade e, historicamente, começamos como uma pequena vila de pescadores, agricultores, coletores de frutos e sementes e caçadores. Regados profundamente pela cultura judaico/cristã trazida pelos jesuítas.
E a religião está intimamente ligada à nossa cultura.
Um bom exemplo disso são as festividades que ocorrem em homenagem aos Santos do catolicismo ligados à agricultura, a pesca, ao mar ...a natureza.
Levantar um mastro com frutas para agradecer ao Santo do mês pela produção agrícola. Realizar regatas em agradecimento ao Santo que protege nossos pescadores. Um círio em homenagem a nossa padroeira...




E em todos estes festejos está presente, também, nossa culinária..
É através dela que expressamos e mantemos viva a nossa cultura.
Tanto, que nosso maior festival gastronômico, o "Comidinha de Praia", é a reprodução moderna do que já acontecia de uma forma mais simplória. Um grande arraial ao lado da igreja.
Irmãos, todo o estudo começa pela observação. E nós, que vivemos aqui, somos doutores nesse assunto
"Através da observação, detecção de fatos e/ou fenômenos e interpretação, poderá desenvolver suas pesquisas, pois o campo é vasto".
Por isso, quem não consegue nos enxergar, não vai nunca nos entender. E isso é um entrave para a preservação da cultura salinopolitana.

Postar um comentário

0 Comentários