MARITUBA - COMÉDIA OU TRAGÉDIA: Pra rir ou chorar?





Por Luiz Dilton



A Câmara Municipal de Marituba, em um ato grotesco e bizarro que beira aquelas maluquices que ocorriam na lendária e ficcional Sucupira, cenário da excepcional novela "O Bem-amado", de Dias Gomes, referendou um Decreto Legislativo de n°051/2023 que muda a nomenclatura tradicional da travessa 21de abril para Rua do Evangelho Quadrangular, proposição do vereador-pastor Rodvalho Chaves, que lidera essa congregação religiosa.

O autor do Projeto foi infeliz, assim como os seus pares, em todos os aspectos que se possa imaginar.
Trocar nome de rua, especialmente quando se trata de uma justa homenagem à figura histórica de Tiradentes, sempre foi tema polêmico e sensível, especialmente sem que se faça uma consulta pública aos diretamente interessados, no caso os moradores, pois certamente nessa via há pessoas de todos os credos e, quem sabe, até ateus. Por outro lado, ainda é uma justa homenagem ao dia em que moradores votaram o plebiscito a emancipação de Marituba.




E o nosso País é laico, que, com etimologia do grego "Laikós", literalmente significa "do povo", e a 21 de abril é, sim, do povo que nela reside, com orgulho, há anos.

E por falar em povo, parece que nossa Câmara Municipal, regiamente paga com o nosso suado dinheiro, considera esse termo apenas um detalhe a mais ao aprovar algo tão inusitado e extemporâneo.

Se era pra trocar o nome, por que não colocar, travessa Marinho Rebelo?

Mas o vereador achou melhor homenagear o seu ganha-pão.

Postar um comentário

0 Comentários