Projeto "Ação Mais Saúde", a nova estratégia de atendimento em Maracanã melhora resultados


 

As dificuldades na área de saúde em todo o Brasil são grandes, em razão do aprimoramento diário do Sistema ùnico de Saúde, que tem o caráter universal e precisa de muitos investimentos. O odontólogo Gilberto Neto, conhecido como "Netinho", assumiu a secretaria municipal de saúde e resolveu organizar sua equipe para dar um upgrade na área. Então, nasceu o projeto "Ação Mais Saúde", uma estratégia de levar os atendimentos de saúde lá na comunidade, sejam as ribeirinhas do outro lado do rio Maracanã; sejam as praianas no litoral salgado da boa terra ou quem sabe nos inúmeros ramais que cercam a rodovia PA 127.







E os resultados têm sido os melhores possíveis. O projeto começou em fevereiro, na vila do Recreio, atendendo também aos moradores dos ramais no entorno. No mês de março, o projeto singrou o rio Maracanã e chegou nas comunidades de São Raimundo e Bacabal. Testado e aprovado, chegou a hora de dedicar o mês de abril à Saúde Visual, com agendas: Sede do município, Martins Pinheiro e campo das Mangabas, 4 Bocas do Mocoóca e região da Penha. 

 

Nas ações do Mais Saúde são ofertados atendimentos com médicos, nutricionista, assistente social, enfermagem, exames laboratoriais, PCCU, Eletrocardiograma, teste rápido de HIV/Sífilis, Hepatite B e C, vacinas de rotina, emissão de documentos de RG, primeira e segunda vias, alistamento militar e farmácia. Para completar a ação ainda tem o corte de cabelo.

 

E tem as importantes palestras abrangendo higiene bucal, orientação sobre benefício de prestação continuada, TFD e avaliação nutricional. As famílias recebem também orientações sobre o programa da agricultura familiar, formas de ter acesso e visitas técnicas da EMATER, com intuito de escoar a produção e participar do fornecimento da merenda escolar, bem como do fornecimento ao hospital.

Agora em maio, começa tudo de novo e a Ação seguirá para a vila de Cristolândia e região do Caripí.






















O secretário Gilberto Neto no projeto





Postar um comentário

0 Comentários