A travessia de "Chica Diabo" em Fortalezinha, Maiandeua, Maracanã





As encantarias da Ilha estão em rebuliço e o Céu todo preparado porque chegou Chica, que faleceu na manhã de ontem, 21. A mulher é uma paisagem humana de Maiandeua que escreveu história de maravilhas. Dona Francisca Rodrigues Teixeira, 64 anos, habitante da ilha de Maiandeua, no município de Maracanã, conhecida carinhosamente por "Chica Diabo" nos deixou e virou uma pluma de Samaúma no sopro divino.



Parteira, pescadora e curandeira, aliás, deixa um legado nos conhecimentos da medicina natural inspirada na ancestralidade, que cheguei até ela. Na ilha de Maiandeua, deixa saudades.

O Blog - como sempre faz - já havia retratado na coluna "Identidade" a história de Chica, que foi contada pelo poeta e fotógrafo Sandro Barbosa - Reveja ai: https://www.icarogomes.com/2022/01/identidade-muito-prazer-chica-diabo-de.html

A coluna Identidade, busca mostrar histórias de vida de gente simples, que faz muito pela Amazônia e a região salgada paraense.

REPERCUSSÃO

 



Sandro Barbosa ao receber a notícia, disse em suas redes sociais: "Mês que vem,faria um ano que eu e @andreasilveirapoesia ,conhecemos, num momento muito especial, a D. Chica diabo.  Uma dignidade e generosidade incrível. Foi ela que com sua sabedoria ancestral e conectada com as boas energias da terra,curou um dos dedos do meu pé. Eu descrevi esse encontro numa postagem feita aqui ,no início desse ano. Soube hoje pelo @thiagomaiandeua ,seu sobrinho, que ela partiu. Ficamos honrados e gratos pela generosidade da vida quando permitiu que a gente ouvisse, fotografasse e sentisse ela em sua essência.".

 

Thiago


Thiago Maiandeua escreveu em suas redes sociais "64 anos é muito pouco pra quem merece a eternidade. Tia Chica foi uma das maiores anciãs de Maiandeua, literalmente carregou a mãe terra no próprio colo. Feiticeira, curandeira, parteira, mãe, tia, avó. Pensa numa mulher doida que fazia tudo. É uma das minhas maiores referências de força e superação. Sempre fomos muito parecidos, em todos os aspectos. Por isso dói muito não ter mais você no nosso meio".

 




Imagens: Sandro Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários