O "TAQUERÊ" E A PRINCESA

 


Certo dia todos os bichos do mangue reuniram-se para argumentar sobre a aparência do pequeno pássaro que acabara de nascer. O mesmo havia nascido com um olho a mais bem no centro de sua cabeça. Muitos entre os vários bichos que por lá estavam, passaram a zombar do pequenino: - Se eu fosse o teu pai, eu não te ensinava nem a voar! Disse o camarão! Já pensou se outros nascerem assim como este”zinho”? Disse a Garça. Todos participaram daquele momento onde o pequeno "taquerê" era o alvo de muitas gargalhadas naquele típico ambiente do manguezal.


E assim todos os bichos da ilha não tardaram para querer ver o pássaro que havia nascido com três olhos. O tempo passou. Ele aprendeu a voar. Mas, adolesceu tornando-se um jovem deprimido e sozinho, pois, todos os dias, infelizmente, ganhava dezenas de escárnios de seus próprios familiares. Certo dia, reconhecendo que não era realmente bem vindo por todos, o Jovem pássaro resolveu ir embora e foi morar no mangueiro mais alto nos arredores da Ilha de Mayandeua. 




Era manhã de março, acomodado em seu ninho viu na maré um ponto dourado. Depressa utilizou o seu terceiro olho e conseguiu reconhecer que era algo que se movimentava intensamente. Partiu em voo. Ao chegar mais próximo. A surpresa! Era uma Sereia! E logo ela gritou para o pssaro: - Meu querido pássaro! Sou a princesa desta Ilha. Salve-me por favor! Os Homens fazem armadilhas para todos os seres deste mar. Infelizmente somos prisioneiros de nosso próprio mundo. Veja meu pássaro! - Estou presa! Salva-me! 


O "taquerezinho" ficou muito aflito ao ver a sereia em apuros. E no mesmo momento passou a dar vários voos em direção a linha que prendia a princesa. Subitamente voou o mais alto que pode. E foi num movimento rasante com as suas asas retesadas, pescoço firme e bico afiado que deu um golpe certeiro conseguindo cortar a linha de pesca que prendia a cauda da sereia. 


 Já novamente soberana a princesa assim relatou ao corajoso pássaro: - A partir de hoje te darei o poder de se transformar em qualquer Ser que habita esta Ilha. E através deste poder tu serás mais um protetor de nossa fauna e flora. Obrigada "taquerê". Agora vá! Que eu irei atrás do dono desta linha.
E assim dentre as centenas de pássaros taquerês que Vivem na Ilha. Um é encantado. Dizem que ele nas noites de lua ch
eia, transforma-se em boto para nadar com a linda sereia de Mayandeua.



Copyright de Britto

Projeto Literário e Musical Primolius /N° 002

Postar um comentário

0 Comentários