Professores vão às ruas de Maracanã cobrando direitos

 


Professores e outros profissionais da educação do município de Maracanã, que já estão em ESTADO DE GREVE, vão as ruas da sede municipal, logo mais, numa grande manifestação para cobrar do Poder Executivo a garantia do pagamento do Piso Nacional do Magistério - uma política pública criada no ano de 2008 pelo governo federal por meio do Ministério da Educação - e que foi reajustado em 2022 num índice de 33,24%.

O Sintepp, sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na educação pública, sub sede de Maracanã, vem dialogando com o governo municipal, mas segundo o coordenador Paulo Neto, em vídeo publicado "não há avanços". Ontem, a Prefeitura de Maracanã divulgou nota pública confirmando dificuldades para atender o reajuste.

Conforme o trajeto divulgado do Ato público de logo mais com paradas na Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, haverá também passagens pela feria livre, praça matriz, orla da cidade e principais vias públicas.


INFORMATIVO SOBRE REAJUSTE NO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO 2022

Em nota técnica nas suas redes sociais, a Prefeitura de Maracanã manifestou o seguinte:

"Sobre o reajuste do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica (PSPN), informamos que o índice aplicado de 33,24% para correção do piso, não demonstra a realidade financeira de maioria dos municípios brasileiros.


No caso do Município de Maracanã, a aplicação do reajuste implicará no DÉFICIT orçamentário em cerca de R$ 1.848.068,81 (um milhão oitocentos e quarenta e oito mil sessenta e oito reais e oitenta e um centavos), representando risco na prestação de serviços essenciais fornecidos pelo município.
Veja na íntegra o parecer técnico da contabilidade da Prefeitura de Maracanã no link -> https://maracana.pa.gov.br/.../Informacao-Tecnica-n%C2%B0...

 
Segundo a Confederação Nacional do Municípios, o reajuste impactará no aumento de R$ 34,46 bilhões (trinta e quatro e quarenta e seis bilhões de reais) nos cofres públicos, colocando os municípios em situação fiscal limite, gerando deficiência na implantação das politicas públicas para desenvolvimento da educação municipal. 


Veja na integra a Nota Informativa recebida pelo SINTEPP no link -> https://maracana.pa.gov.br/.../CamScanner-02-23-2022-15..."

 

Postar um comentário

0 Comentários