Ex-servidora confirma "Esquema de rateio e rachadinha" praticado pelo presidente da Câmara de Maracanã


 

A ex-servidora do Poder Legislativo de Maracanã, Eva Nayana de Souza Dias, concedeu uma breve entrevista EXCLUSIVA ao Blog, contando os detalhes de funcionamento de esquema de corrupção na Câmara Municipal de Maracanã. Sempre houve a suspeita de uma suposta operação de "Rateio" entre vereadores e o presidente, mas, nunca houve uma denúncia robusta e concreta sobre a existência de tal procedimento ilegal.

Segundo Eva Nayana, o presidente atual do Legislativo de Maracanã, vereador Cacaia Rebelo (PL) utiliza notas fiscais emitidas pela empresa REAL BRASIL COMERCIO E SERVICOS EIRELI, de Castanhal, sendo que a mesma não fornece os materiais de consumo listados e devolve - após abatimento do imposto e uma comissão - os valores para que o presidente possa ratear entre alguns vereadores e a outra parte para suas despesas pessoais. Além da empresa Real, outros prestadores de serviços são obrigados a devolver parte do que recebem da Câmara em forma de "Rachadinha" para complementar os acordos financeiros.

A empresa Real Brasil já esteve presente nas postagens do Blog, quando denunciado que o Poder Legislativo licitou o garrafão da água mineral da marca Rocha por 20 reais cada unidade, quando o valor ainda era 5 e 6 reais em média de mercado. Confira :  https://www.icarogomes.com/2021/05/garrafao-de-agua-preco-de-garimpo-em.html

Até o momento, segundo o Portal da Transparência do Legislativo de Maracanã, a Real Brasil já recebeu quase 150 mil reais relativo ao fornecimento de materiais de consumo.

ENTENDA OS FATOS

Na semana passada, a ex-servidora postou em suas redes sociais que registrou um boletim de ocorrência em que acusa o atual presidente da Câmara de Maracanã, vereador Cacaia (PL) de abusos sexuais. No outro dia, um vídeo anônimo intitulado "Quem é Eva Nayana?" buscava desqualificar a denunciante.

Ainda na mesma tarde, um vídeo gravado pela ex-servidora da Câmara invadiu os grupos de aplicativos e trouxe graves denúncias tanto quanto as feitas na delegacia sobre abusos. Eva diz no vídeo que há um esquema de corrupção na Câmara comandado pelo presidente em que vereadores recebem dinheiro num "Rateio".


O blog entrevistou Eva Nayana de forma virtual e apresentou alguns questionamentos: 


 

1. Ao assumir o controle interno você percebeu movimentações diferentes e fora da legalidade na Câmara Municipal?

- EVA: Assumi somente o cargo, mas as atividades da função eram realizadas pela equipe de contabilidade.


2. Você tem conhecimento que haja um esquema de rateio entre o presidente da Câmara e alguns vereadores?

EVA -  Sim. O presidente sempre falou que precisava de recursos financeiros para cumprir acordos com alguns vereadores, através do repasse da empresa Real que emitia as notas fiscais e outros valores recolhidos de prestadores de serviços numa espécie de "Rachadinha".

3.. A empresa Real Brasil fornece a nota fiscal, mas não entrega os produtos?

EVA -  Exatamente. O material de consumo que é pouco utilizado na Câmara é comprado no comércio de Maracanã. A empresa Real Brasil devolve o dinheiro.

4. Sempre se falou em Maracanã, no esquema de "acordo" na Câmara, com pagamento extra de dinheiro, fora da contabilidade oficial, mas nunca ninguém teve a coragem de falar publicamente sobre isso. Você é a primeira pessoa que confirma o fato. Então, reitera o que disse no vídeo que realmente havia saques para tais pagamentos de vereadores? 

EVA - Claro que sim. O presidente recolhia o dinheiro da empresa e outros de rachadinha, para cumprir os acordos e o restante utilizava para pagamento de suas despesas pessoais. Certa vez, devido a pressa do presidente, se utilizou a conta da pessoa Beatriz Guimarães - sem que ela soubesse a origem do dinheiro - para que fosse depositado o dinheiro e sacado em Maracanã, já que o presidente orientou que não queria conta de funcionários da Câmara e nem de gente conhecida.

5 - Sobre a tentativa de abusos sexuais?

EVA - Relatei na ocorrência que o presidente com o argumento de contar o dinheiro recolhido tentou abusar sexualmente, o que será provado na justiça e há casos de outras pessoas que foram atingidas da mesma forma e que podem vir à tona a qualquer momento.


No Portal da Transparência da Câmara as movimentações da Real Brasil

Da Redação

Postar um comentário

0 Comentários