Poeta Emanuel contesta mudança na Regata em Maracanã


 
QUESTÃO DE OPINIÃO!
Por Emanuel Pereira
 
 
"Saudar, o nosso padroeiro
Fiel e companheiro
São Miguel nos conduz...
"
 
 

Tenho dito que tradição é como cheiro - tem lembrança afetiva. Hoje, me reporto sobre a REGATA elemento vivo da tradição maracanaense e que está a sofrer alteração de percurso.

Perpetuada por gerações há mais de dois séculos, sua orígem tem cunho religioso, inserido no encerramento das festividades de São Miguel e Nossa Senhora de Nazaré, particularidade pitoresca, embelezada pelo colorido das velas bordejando o rio, desde as falésias do São Tomé, até o Cajú.

Muito embora alterada em alguns aspéctos, ainda consome a atenção da cidade. Página feliz do nosso folclore, eis que agora a data costumeira sofre alteração e se antecede ao encerramento da festividade do santo padroeiro, passando a acontecer no domingo, dia 26.
 
Como mensageiro do ofício literário, CONTESTO de forma singular essa mudança.
POR QUE alterar o sentido dessa identidade histórica?

TRADIÇÃO é patrimônio popular - ela compreende um universo cultural e espontâneo de um povo, que teve passado, vivencia o presente e terá futuro, se houver preservação desse rico acervo que vem se esvaindo pelas sangrias do tempo.
Por mais oportuno que seja, meu gesto não busca evidências e nem torcida adversa ao êxito do evento, apenas refuto essa mudança, por entender que TRADIÇÃO faz parte dos elementos de uma história feliz e deve ser mantida ao pé da letra sem quaisquer argumentos.
Com os meus reclamos!

"Cantar
Um canto de vitória
Nossa fé nossa glória
Ao Arcanjo Miguel..."


Imagem: Davi Nunes

Postar um comentário

0 Comentários