Profissionais de educação estão sob risco tendo que cumprir horário em Maracanã


 

O Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da educação - Sintepp - já havia feito o alerta, mas o município de Maracanã continuou a prática de obrigação da escala de professores e outros profissionais da área no cumprimento de horário nas escolas sem a devida necessidade.

Ora, vejamos, as aulas presenciais estão suspensas e somente estão autorizadas pelo governo estadual por meio remoto, sendo assim, a maioria das secretarias municipais adotou o trabalho "Home Office" - em que o professor trabalha em casa - mas cumpre metas na orientação aos alunos por meio da internet.

Sabemos que serão meses perdidos para muitos alunos, em razão do acesso a internet ainda não ser uma realidade para milhares de estudantes que não têm como manter os serviços - quer seja pelo preço dos pacotes; quer seja pela falta do serviço em localidades ribeirinhas ou do campo.

Então, torna-se necessário que professores façam a entrega dos materiais na própria escola, atividade que pode ser feita por um número reduzido e em datas estabelecidas.


Sugestões

Não há necessidade alguma de escalas para que profissionais de educação estajam nas desertas escolas. O risco de contágio pela Covid 19 se torna mais real, a medida que muitos profissionais mantém moradias em outras cidades e estão periodicamente em estradas utilizando-se de transporte coletivo.

Por outro lado, o risco de assaltos, pois sem segurança como ocorreu em Igarapé-Açu onde servidora municipal foi estuprada dentro do ambiente escolar deserto invadido por meliante.

 

Semed fecha escolas e a própria secretaria de modo acertado por uma semana

No fim de semana, quando a postagem do BlOg já era anunciada em grupos de aplicativos, a Secretaria Municipal de Educação lançou um informe que tanto as escolas municipais e a secretaria estarão fechadas, atendendo o Decreto que endurece medidas de combate a pandemia, no período de 15 a 19 de março.

A medida é acertada para o momento vivenciado em que há aumento substancial no número de casos, mas será necessário um plano que assegure o funcionamento de escolas com o mínimo de pessoas necessárias. 


Da Redação

Ana Paula Tenório

Imagem: Desenho de escola - reprodução Google.

Postar um comentário

0 Comentários