Segup admite mudanças em Salinópolis, caso cenário epidemiológico e comportamento exijam medidas

Reunião do governo, prefeitura, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado avaliam aglomerações do fim de semana  
 
 
O Liberal




Grande movimento, aglomerações e poucas pessoas com máscaras marcaram fim de semana no Atalaia (Igor Mota / O Liberal)


Secretário Ualame Machado, titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup), admitiu no início da tarde desta quarta-feira (22) que mudanças podem ocorrer envolvendo as ações de fiscalização das praias e as regras de flexibilização e isolamento no município de Salinópólis já neste próximo fim de semana.

A Segup reúne esta quarta (22) com representantes de Prefeitura Municipal de Salinópolis, do Minsitério Público do Pará (MPPA) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Segundo disse o titular da Segup, em entrevista dada este início de tarde ao programa JL1, da TV Liberal, a reunião avalia o que ocorreu no último fim de semana - marcado por grandes aglomerações e quebra das regras de uso de máscaras, como se verificou na praia do Atalaia.

"Vamos avaliar e verificar o que pode ser feito. As medidas serão ainda definidas. As prefeituras têm autonomia para deliberar o que funciona e o que não funciona, porém a gente procura conversar, para que se chegue num bom termo, para que haja flexibilização, mas não uma liberação geral e as pessoas pensem que estão na vida normal, o que, de fato, não estamos", disse Ualame Machado.

 
Segup e prefeitura reúnem para avaliar medidas nas praias (Igor Mota / O Liberal)

Nessa semana o Pará também figurou entre nove estados com alta em números de mortes por covid-19, segundo dados compilados com informações de secretarias de saúde. Os dados, avaliados por um consórcio de veículos de comunicação de todo o País, estimam as médias dos panoramas de mortes e casos novos da covid-19 nos últimos 15 dias.
 
Mudanças podem ocorrem, diz Segup


Ualame Machado sinalizou que mudanças podem ocorrer em Salinópolis já neste fim de semana, com base também na atualização dos critérios de bandeiramento do cenário epidemiológico do Pará, e também a partir de decisões municipais.

"Nessas reuniões podemos traçar novas estratégias e medidas. No caso de Salinópolis, ela está ocorrendo agora, e possivelmente teremos novidades", disse o titular da Segup. Nas redes sociais, muitas pessoas já pedem lockdown no município nesta quarta-feira.

Sobre a possibilidade de tomada de medidas mais restritivas, como o lockdown, em Salinópolis e em outros municípios, Ualame Machado disse que a Segup efetua uma "fiscalização muito rígida" em 40 municípios paraenses nesse verão.

"Damos apoio às decisões dos governos municipais como o de Salinópolis, assim como foi dado a Belém, quando não estava permitido o uso de praias. Mas prezamos pelo bom senso das prefeituras, para que adequem a flexibilização de acordo com as realidades locais. Os municípios têm autonomia para isso, porém devem observar os estudos feitos pelos órgãos do Estado e o bandeiramento das regiões do Pará, para que não haja flexibilização além do que é recomendado.

Postar um comentário

0 Comentários