Tubarão capturado em rede "apoitada" na praia do Guarany, região de Maiandeua



O pescador Josué tomou um susto quando foi "despescar" sua rede na praia do Guarany - entre as praias da Princesa e Mupeua, na ilha de Maiandeua - às proximidades da ilha de Algodoal, onde reside, e encontrou enroscado na rede que ficou "apoitada" durante a noite, um tubarão de 2,15 de comprimento.

Segundo pescadores, o tubarão é da espécie Cabeça-chata e no período do verão costuma ser avistado aos arreadores da praia do Guarany, que fica numa região mais afastada da vila. Alguns pescadores esclareceram ao repórter do Blog que outros tubarões maiores também já forma capturados por redes de pesca.

Wikipédia

Tubarão-cabeça-chata, ou tubarão-do-zambeze é um tubarão da ordem Carcharhiniformes, que pode viver tanto em água salgada como doce. Atinge de 2,1 a 3,5 metros de comprimento. Sua coloração do dorso vai desde marrom a cinza escuro, com o ventre branco. Seus dentes possuem forma triangular, sendo que os da mandíbula inferior se parecem com pregos, que ajudam a segurar a presa, enquanto os dentes superiores, serrilhados, rasgam a carne, e por isso causam grandes estragos em pessoas quando atacadas pelo tubarão, que tem o hábito de chacoalhar a cabeça (como outras espécies) o que aumenta o ferimento.

Alimenta-se de peixes, incluindo outros tubarões (até da mesma espécie), arraias e pássaros. São encontrados perto de costas das praias, mas podem viver por um tempo em rios e lagos. Já foi encontrado três quilômetros acima no rio Mississipi (EUA), e é fato conhecido que são capazes de subir o rio Amazonas até Manaus.

Da Redação
Ana Paula Tenório
Fontes: Sávio Lima e Diego Rodrigues (Algodoal)
Imagem: Grupo de wpp do Blog notícias 24 horas

Postar um comentário

0 Comentários