Resultados de Lockdown começam a ser colhidos e o Pará pode ser o primeiro estado do norte/nordeste a praticar um plano de retomada



O governador Helder Barbalho promoveu ontem a abertura do diálogo com setores produtivos do Estado para colocar em prática um "Plano de Retomada" que será baseado sempre nos cuidados sanitários e nos números da Secretaria de Saúde.


Segundo o governador, o retorno das atividades não essenciais será de forma regionalizada, já que o vírus atingiu seu maior pico na região metropolitana, mas ainda avança no interior do Estado.

Fatos

No primeiro momento, o Estado recomendou o isolamento social - provado e confirmado como a única forma de vencer a doença - paralisando as escolas e o atendimento em órgãos do estado e afastando as pessoas do grupo de risco do trabalho. Após organizou uma força tarefa para pular de 03 UTIS exclusivas para covid 19 para 380 no estado do Pará. As aberturas do Hospital Abelardo Santos e da Policlinica como exclusividade para enfrentamento do vírus foram fundamentais para garantir o atendimento.

Ainda com números crescentes na região metropolitana, objetivando gerar um folego para os leitos hospitalares, maior descanso para os sobrecarregados profissionais de saúde, o governo implementou o Lockdown, fechando completamente todas as atividades consideradas não essenciais e que culminou com o crescimento do isolamento para média acima de 55%.

Os resultados começaram a ser colhidos e o Pará pode ser o primeiro do norte/nordeste a implementar a reabertura gradativa das atividades não essenciais, com os cuidados devidos, evitando assim uma segunda e preocupante onda.











Da Redação Integrada
Ícaro Gomes
Imagens de Belém no verão: Sandro Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários