Em Maracanã, cobranças por atendimento dos medicamentos receitados e mais profissionais de saúde





O trabalho realizado pela Barreira Sanitária de Maracanã, instalada na rodovia PA 127, foi gigante e importantíssimo para a diminuição do impacto de casos que seriam em maior número,caso o controle não foi realizado. Mas, a barreira é parte da engrenagem. HOJE, a transmissão não vem mais de fora e já é comunitária, ou seja, o vírus circula por meio dos moradores locais que estão transmitindo nas aglomerações. Necessário também que se diga que as cidades litorâneas como Maracanã, Salinópolis e Vigia recebem muitos pescadores que carregaram o vírus pelas marés e os levaram aos portos. No mar, o controle é sempre mais difícil, pois os pequenos portos são diversos e até em vilas praianas.

MEDICAMENTOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A vereadora Fernanda Cristo(MDB) - líder da minoria - questionou durante a semana a falta do atendimento dos medicamentos prescritos pelos médicos no hospital municipal de Maracanã e que estão em falta nas farmácias ou com preços que não são condizentes com a realidade econômica do momento.

Após o fato, o secretário de saúde em um áudio público divulgado nos grupos de aplicativos, esclareceu que realizou a encomenda de medicamentos em um laboratório que atende o município metropolitano de Marituba.

As dificuldades de contratação de profissionais de saúde em época de pandemia tem sido outro problema, pois todos os municípios estão na mesma peleja. Segundo a secretaria, até os profissionais aprovados no recente concurso da saúde de Maracanã declinaram da convocação.

Atendimento no hospital precisa ser reforçado

Karen perdeu a avó de covid 19 e reclama dos primeiros atendimentos

São vários relatos - grande parte nas redes sociais - que questionam a falta da estrutura e do reforço no atendimento do Hospital. Pacientes reclamam que muitos profissionais de saúde estão afastados devido a infecção por covid 19 e são poucos médicos para atendimento.

Na região do Mocooca, os moradores pedem a ambulância das comunidades que nunca voltou da manutenção, pois há muitos casos e não estrutura nos postos de saúde. Uma morte por covid 19 já foi registrada na vila de São Miguel do Itaquerê.

O mesmo acontece na região da Penha, pois os postos de saúde tem pouca estrutura e uma morte por covid 19 também já foi registrada. Segundo informou o secretário de saúde Júnior Araújo a diversas lideranças do movimento Vilas Interligadas, haverá atendimento neste final de semana através de uma equipe com um médico, dois enfermeiros e dois técnicos no sábado (16) e domingo (17) na vila da Penha e que na segunda-feira(18) a equipe fará o atendimento na vila de Tatuteua


RECURSOS PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS
A imagem pode conter: texto

O Senado Federal aprovou recursos para que o governo repasse aos estados e municípios, porém, são compensações financeiras em razão da queda na arrecadação dos entes federados, com o desaquecimento da economia.

Os valores já foram divulgados, mas os créditos acontecerão em quatro (4) parcelas que ainda não têm datas programadas. Vale lembrar que parte dos recursos será para reforço do enfrentamento da covid 19, sendo a maior parte destinada aos municípios e estados para honrar seus compromissos como folha de pagamento e custeio da máquina.
A Prefeitura de Maracanã receberá em quatro parcelas quase 3 milhões de reais.



Da Redação
Ana Paula Tenório
Imagens: Redes sociais e Grupos de Noticias do Blog 24 horas.

Postar um comentário

0 Comentários