Governador do Pará comanda Força-Tarefa da Saúde



Durante entrevista coletiva encerrada há poucos minutos, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira; o secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame; e o governador Helder Barbalho tranquilizaram a população paraense, afirmando que existe um plano de contingência e o Estado está preparado para enfrentar a pandemia. Eles pediram aos jornalistas que repliquem as informações oficiais a fim de evitar pânico e recomendaram que todos sigam o protocolo oficial do Ministério da Saúde no combate à Covid-19, para o que é essencial que as pessoas fiquem ao máximo em casa. 


Não há testes disponíveis para todo mundo. Então, só os casos estritamente necessários serão testados. Se houver grande disseminação da doença, ficará impossível atender até mesmo aos casos sintomáticos, por isso o melhor a fazer é o isolamento social e redobrar cuidados com a higiene: banhos, muitos banhos; lavar as mãos incessantemente, com sabão bactericida; não apertar mãos, nem abraçar ou beijar as pessoas como cumprimento. Nada de festas ou concentrações de gente. 


O primeiro paciente confirmado do novo Coronavírus no Pará mora em Belém, foi passar o carnaval no Rio de Janeiro e no último dia 2 retornou. No dia 6 começou a passar mal com febre, dor no corpo e tosse. A primeira hipótese foi infecção bacteriana. Procurou atendimento de emergência, foi medicado e voltou para casa. Como persistiu o mal-estar, voltou ao médico e houve indicação de internação. Fez tomografia computadorizada, que sugeriu quadro de infecção viral. Coletou material para exames de sangue e, após serem descartadas outras hipóteses, hoje o Instituto Evandro Chagas confirmou ser um caso do novo coronavírus. Ele está isolado em sua residência (já estava até de alta quando saiu o resultado) e deverá cumprir mais 14 dias, pelo menos, de quarentena, usando máscara mesmo em casa e separado dos familiares, que estão assintomáticos. A Sespa monitora o caso.

Transcrição: Blog da Franssinete.

Postar um comentário

0 Comentários