Taxa de 5 reais para acesso às praias de Maracanã proposta pela Prefeitura repercute em todo o estado

Por Ana Paula Tenório
A imagem pode conter: nuvem, oceano, céu, praia, atividades ao ar livre, natureza e água
Imagem: Algodoal Magia no Facebook

A postagem do Portal Maracanã na Net, repercutiu em diversos blogs e portais da região e chegou até a plataforma estadual ROMANEWS do jornalista Romulo Maiorana.  A postagem do Portal foi compartilhado por muitos frequentadores e nativos da Ilha de Algodoal-Maiandeua e tornou-se um assunto muito comentado nas redes sociais.
Segundo a justificativa da Prefeitura de Maracanã no projeto, os recursos advindos da taxa de proteção ambiental, visa compensar o município com as despesas de cuidados com o lixo e a preservação do local muito afetado por visitantes.

Na Câmara Municipal de Maracanã,  onde o projeto foi apresentado, há duas sessões ordinárias até o encerramento do ano legislativo, justamente as sextas-feiras (6) e (13). O vereador Cacaia Rabelo (PSDB) já adiantou em sua conta de Facebook que é contra o projeto. O Blog ouviu ontem ao final da tarde a líder do MDB na Câmara de Maracanã, vereadora Fernanda Cristo que disse "há muitas ilhas no Brasil e no mundo que cobram taxas ambientais para manter sua flora e fauna intactas, bem como, a estrutura adequada ao atendimento aos turistas e nativos, porém, tudo isso e, principalmente, o formato de cobrança e o destino do dinheiro foram discutidos com as comunidades envolvidas, o que infelizmente não foi feito pela Prefeitura por meio de audiências públicas. Um projeto assim que cria taxa não pode ser apreciado em poucos dias. Temos que ter a oportunidade de discutir o projeto com os nativos, empreendedores, pescadores, extrativistas, canoeiros, barqueiros e outros envolvidos como agentes do turismo nas praias de Maracanã. Trabalharei para que o projeto seja discutido e apreciado por todos. Do jeito que foi colocado é uma tentativa clara de enfiar goela abaixo em todos nós, tornando a Câmara numa casa de homologação da Prefeitura".

O Blog tentará hoje ouvir outros vereadores, já que a Câmara Municipal é composta por onze integrantes e a prefeita atual do município conta com uma sólida base aliada que pode inclusive aprovar o projeto sem qualquer discussão. No projeto, a cobrança acontecerá nas praias de Algodoal, Marieta, Camboinha e Fortalezinha.









Postar um comentário

0 Comentários