Santo Antônio do Prata - "O antigo lugar daquela doença"

O Blog começa hoje uma série de postagens sobre a história da antiga Colônia do Prata, que foi elevada a categoria de Vila de Santo Antônio do Prata, pertencente ao município de Igarapé-Açu. Com textos do titular Icaro Gomes e as imagens e depoimentos do fotógrafo Sandro Barbosa, vamos conhecer entre ruínas históricas muito da memória de um tempo que vai se revelando pouco a pouco nas postagens.
Boa Leitura!


Da Redação 
Ícaro Gomes
Imagens e depoimentos: Sandro Barbosa.


 As pessoas mais antigas da região ainda recordam os momentos de preconceito, dor e separação de entes queridos, com a adoção da Colônia do Prata, para o confinamento de doentes da hanseníase, numa tentativa de estancar "aquela doença" que assustava o mundo e ainda assusta o Brasil e o Pará.

Vila de Santo Antônio do Prata, município de Igarapé-Açu, abrigou no século 20 uma colônia agrícola para segregar pessoas atingidas pela hanseníase. A Vila foi no passado a colônia agrícola do Prata, marcada pelo passado de segregação e violação de direitos humanos de pessoas atingidas pela hanseníase.
A escola masculina
O governo federal mantinha o lugar com recursos financeiros e logísticos, consistindo em estrutura de apoio na saúde, educação, cultura e lazer, mas a medida da separação obrigatória, interrompeu muitas histórias de amor e vida num rompimento dos laços familiares que jamais foram refeitos.   

A vila foi aberta e liberada para as novas construções, mas há pessoas vivendo nos abrigos da época da colônia. Os prédios estão abandonados e perdidos no tempo. A escola principal e histórica vai ficando em ruínas, os pavilhões que eram divididos conforme o sexo estão em estado de precariedade. O Pará tem ainda número alarmante de casos de hanseníase no Pará, ocupando o 4º lugar entre os estados que mais diagnosticam casos no Brasil.








O depoimento de Sandro Barbosa sobre a escola do Prata

"A Escola de ensino fundamental "João Paulo II", guarda entre o silêncio ensurdecedor de suas ruínas, algumas das maiores memórias da antiga colônia do Prata, hoje conhecida com a vila Santo Antônio do Prata. 
Serviu na atividade de catequização dos índios e depois como ambulatório para tratamento dos hansenianos que eram isolados na colônia naquela época. Com o passar do tempo e, já sem a necessidade de isolamento das pessoas, o prédio começou a ser utilizada como escola de ensino fundamental, tornando-se referência na região.
Em 2001 foi desativada.

No interior, o ambiente é angustiante, ora iluminado, como se as energias que habitam o lugar estivessem em permanente conflito. Nas paredes estão gravadas muitas dessas inquietações, tipo "inferno eu te amo...Deus eu te amo". Nos dias de hoje, a deteriorização deste patrimônio histórico avança na mesma velocidade que a vila vai crescendo em função da agricultura de resultados".



Goiano do Prata.
Seu Domingos Advento Lopes da Silva, conhecido por "Goiano" vive no local, mas perdeu sua identidade no tempo: não sabe quando chegou na antiga Colônia e nem qual a sua idade. Mora no abrigo, hoje mantido pelo governo do estado do Pará, mas suas memórias estão caladas e restritas a um tempo de reclusão, traumas e perdas.

A esperança é a grande companheira das pessoas e o futuro certamente pode trazer os sonhados novos caminhos.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Um lugar como qualquer outro. Porém para as pessoas que foram isoladas um lugar de cotidiano no inferno.

    ResponderExcluir