Memórias do seringal



 Já viram um seringueiro em ação? A relação milenar do homem com as plantas envolve alimentação, medicina, vestuário, habitação, magia e religião. Frutos, flores, folhas, cascas, seivas, troncos e raízes têm propriedades especiais. A seringueira é a árvore da qual se extrai o látex, matéria-prima para a borracha e suas múltiplas derivações. A borracha é um material único, agente fundamental em grandes transformações técnicas em nível planetário, a partir dos primeiros itens manufaturados feitos na Amazônia da primeira metade do século XIX. 

O ofício do sangrador é singular, une expertise no trato, ritmo de trabalho e habilidade artesanal no manejo de facas específicas para realizar incisões precisas nas cascas das árvores. 

Na foto de Celso Lobo, Seu João Branco, seringueiro que vive na Comunidade São Domingos, na Floresta Nacional do Tapajós, mostra como se faz: primeiro é cortado o caule da árvore, abrindo um veio por onde o látex sai e é aparado em balde postado estrategicamente no chão.

Franssinete Florenzano

Postar um comentário

0 Comentários