
Já viram um seringueiro em ação? A relação milenar do homem com as plantas envolve alimentação, medicina, vestuário, habitação, magia e religião. Frutos, flores, folhas, cascas, seivas, troncos e raízes têm propriedades especiais. A seringueira é a árvore da qual se extrai o látex, matéria-prima para a borracha e suas múltiplas derivações. A borracha é um material único, agente fundamental em grandes transformações técnicas em nível planetário, a partir dos primeiros itens manufaturados feitos na Amazônia da primeira metade do século XIX.
![]() |
O ofício do sangrador é singular, une expertise no trato, ritmo de trabalho e habilidade artesanal no manejo de facas específicas para realizar incisões precisas nas cascas das árvores.
![]() |
Na foto de Celso Lobo, Seu João Branco, seringueiro que vive na Comunidade São Domingos, na Floresta Nacional do Tapajós, mostra como se faz: primeiro é cortado o caule da árvore, abrindo um veio por onde o látex sai e é aparado em balde postado estrategicamente no chão.
Franssinete Florenzano
0 Comentários