Corpus Christi em Capanema




Em Capanema, tapetes coloridos trazem beleza e tradição para a procissão (Foto: Marco Santos/Diário do Pará)

No calendário cristão, é tempo de celebrar a última ceia de Jesus. Em Capanema e Belém, tapetes coloridos e procissões atraem fiéis. Outros paraenses preferem aproveitar a folga estendida para pegar a estrada 

Durante o feriado de Corpus Christi a comunidade católica segue um ensinamento deixado por Jesus ainda durante a última ceia realizada com seus apóstolos: que celebrassem a sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue. Nesta quinta-feira (20), o milagre da Santíssima Eucaristia é celebrado em programações que se espalham por Belém e pelo interior do Estado.

Uma das mais tradicionais celebrações de Corpus Christi no Estado, a procissão de Capanema tem saída prevista para as 8h30, após missa celebrada na Praça da Igreja Matriz, em frente a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Mantendo a tradição realizada já há 43 anos, o percurso de 1.300 metros da procissão estará encoberto por um colorido tapete feito com serragem e areia. “O percurso foi dividido em 10 trechos e cada um tem um subtema ligado ao tema geral da procissão que é ‘Eucaristia: Caminho de comunhão, caminho de missão! Próximo das famílias, jovens e periferias’”, explica o coordenador geral da solenidade de Corpus Christi em Capanema, Mauro Menezes.

Para que tudo esteja pronto no momento da celebração, a montagem do tapete foi iniciada ainda no início da noite anterior ao feriado, pelos jovens que fazem parte das paróquias da cidade. Neste ano, Mauro lembra que a celebração contará com uma novidade. “Faremos o tapete da solidariedade. São dez metros destinados para que as pessoas possam fazer doações de roupas e calçados usados, material de higiene pessoal, e de alimentos não perecíveis que serão destinados ao abrigo de idosos Santo Antônio e para a comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, ambos localizados em Capanema. Cerca de 15 a 20 mil pessoas são esperadas na celebração em Capanema.


(Cintia Magno/Diário do Pará)

Postar um comentário

0 Comentários