O professor Elton Junior no Blog

O Blog sempre buscando novidades para seus leitores lança hoje mais uma coluna fixa e periódica, ainda sem nome, mas será sempre assinada pelo professor Elton Júnior, um valoroso amigo da família Nascimento lá da vila Bom Jesus, ali do outro lado do rio Maracanã.
Além da coluna do Elton, já temos a semanal "Diga-se de Passagem" com notinhas do titular Icaro Gomes, a Identidade assinada por Sávio Lima, que mostra pessoas simples e anônimas com legado histórico e a tradicional Galeria Vip da Redação que mostra gente da região que realiza coisas boas.


O REINADO DO GATO PAJÉ


* Elton Júnior

Pajé é o chefe religioso da tribo indígena, o responsável por apaziguar o espirito inquieto dos índios. Como todos sabem a tribo desorganizada não chegará ao final do rio, ou com sucesso da caçada na noitada. No entanto, não dedico essas linhas aos sentidos denotativos da tribo. Prendo-me ao reinado do gato pajé.

Pajé é uma referencia ao antigo dono, muito conhecido na Vila da Penha por comercializar seus peixes, com isso atraindo muitos gatos. Numa dessas idas a sua casa, fomos agraciados com um jovem e domável "gatinho" para combater uma farra dos incômodos de ratos, que farreavam todos as noites em nossa casa.

Sabem aquelas noites que você não quer que ninguém lhe incomoda? Daqui a pouco se ver correria nos telhados, movimentos estranhos, sonos interrompidos por uma invasão de desconhecidos? Essa invasão não respeita horário, nem estado de cansaço. São ratos autoritários, que pensam que moradores da casa não podem opinar. E ai, nessas noites em claro, de reflexão, que surge o GATO-PAJÉ.

O gato é, sem dúvida, um tremendo de um conquistador, cheio de charme e muito bonito. Dona Edith agarrou como seu com unhas e dentes. Com tantas qualidades e jovialidade, pajé mapeou que a casa de sua nova dona era seu território. Sobre os ratos? Bem, no fim de cada noite, era visível a presença de menos um para atormentar as nossas noites. Assim, um dia após outro, já faz tempo que há silêncio no telhado. Sabem o que fizeram os vizinhos? ouvindo da fama do gato, emprestaram de dona Edith para passar umas noites em suas casas, e lógico, o pajé não decepcionou.

Dizem que gato bom é a fêmea, que caça tudo, resolve o problema de moradores. E por muito tempo pensávamos assim, inclusive até fizemos provas disso, tínhamos como verdade. Todavia, ao conhecermos o pajé essa afirmação mudou. Entendemos que fizemos boa escolha!

* Graduado em Teologia, tem pós graduação em Psicopedagogia com enfase em educação especial.

Postar um comentário

0 Comentários