Identidade


Domingas Teixeira 


Ofícios: Agricultora, comerciante, pescadora e produtora artesanal de chopp.

Dona Domingas como é conhecida na vila de algodoal onde mora, é um exemplo de que o segredo da longevidade é a felicidade, aos 78 anos de idade está se preparando para mais um carnaval. É Ela que customiza a própria fantasia, já é uma tradição de mais de 30 anos a sua participação na folia de momo, desde os primeiros bailes de carnaval da ilha, que na época sem energia elétrica a festa ia noite adentro a luz do luar e algumas vezes eles utilizavam um gerador. Depois veio os primeiros blocos de carnaval - o mais famoso da época era jegue elétrico que animava as pacatas ruas da pequena Vila.
Dona Domingas foi pioneira no ramo do comércio, em Algodoal, na sua própria casa ela montou um pequeno bar onde vendia bebidas e alimentos não perecíveis O comércio se chamava "Deus é bom pai" e assim saia pelos interiores em busca de farinha e outros produtos para seu comércio. "- Eu sempre gostei de trabalhar por conta própria, ia pro mato cortava pau, fazia carvão, ia pegar peixe no curral, despescava rede; o difícil era quando não tinha lua que eu me perdia na escuridão da praia quando eu olhava pro farol que era meu ponto de referência eu já estava longe ai eu tinha que refazer o caminho as vezes na chuva, tempo fechado com frio, mas eu não desisti, juntei dinheiro, montei meu comércio; eu fazia salgado, chopp, de tudo um pouco, criei meus filhos, pra chegar onde eu cheguei foi muita luta" disse dona Domingas com um largo sorriso ao receber o Sávio pelo Blog.

Guerreira, trabalhadora, dona Domingas conquistou o seu espaço, no rosto a expressão de quem é feliz, de quem luta todos os dias sem desistir.

A ilha de Algodoal tem como identidade a dona Domingas Teixeira!
©Sávio lima

Postar um comentário

1 Comentários