A realidade de Maracanã ameaça o futuro?

Por Ícaro Gomes*


O município de Maracanã tem índices de desenvolvimento bem aquém das metas existentes ou parâmetros nacionais, o que é um desastre social imenso para a população que nela reside. Investimentos em educação, saúde, tratamento de água e infraestrutura urbana são pequenos e o orçamento municipal consumido por inchaço da folha de pagamento e posturas nada republicanas de alguns integrantes da cúpula de governo.

Na área administrativa nada acontece. As figuras do Poder são as mesmas desde o primeiro dia do debutante mandato da prefeita Dica Costa em 01 de janeiro de 2013: o filho Júnior Araújo dirige a combalida área de saúde que pouco atende e mais encaminha pacientes, mesmo sendo considerada em recursos transferidos como "Plena" pelo governo federal; o sobrinho Ivaney Ricardo é o gestor da educação que se acaba em folha de pagamento e algumas reformas de escolas, mas o que sobressai mesmo é quantidade de escolas do campo fechadas; a nora Eliane é a manda-chuva na área financeira, servidora competente, mas pouco apita diante da arrogância da sogra prefeita; já o marido de apelido "Tostão" é o capitão das outras áreas, mesmo sem um cargo oficial, tratado como cavalheiro pela cúpula de poder, mete a colher em todos os assuntos e às vezes entra em choque com a esposa mandatária. O que esperar da administração de Maracanã nos próximos anos?

O nepotismo praticado pela atual gestora Dica Costa atende a um vício de muitos políticos na região do salgado paraense que, eleitos, preferem governar com os seus, mas esbarra numa máxima de gestão cunhada não se sabe ao certo por quem: "NUNCA NOMEEI NINGUÉM QUE NAO POSSA EXONERAR". Vamos imaginar o cenário da prefeita chamando o filho em seu quarto e falar: "meu filhinho querido, mamãe sabe que você é competente, mas o povo reclama que você não administra bem a saúde, vou ter quer substituí-lo". Nossa! Seria certamente uma crise familiar integral.
Por isso, "tudo vai ficando como antes no quartel de Abrantes". As mesmas peças nos mesmos lugares. Assim a prefeita prefere continuar seu governo encastelado na prática nefasta do nepotismo e dos indícios graves de corrupção e desvios de recursos e condutas.

As benesses de cargos temporários são a base do diálogo com a maioria dos vereadores e vereadoras da antiga Cintra, comprometidos a seguir a cartilha da prefeita em todos os momentos. Nas votações vereadores da base de sustentabilidade do governo, esperam o voto do líder da prefeita na casa vereador Teixeira. Na hora do voto se ele levantar ou sentar, todos são obrigados a segui-lo, pois ele transmite o desejo da prefeita naquela matéria. A exceção vem dos vereadores solitários da oposição a professora e advogada Fernanda Cristo(MDB) e o advogado Marco Aurélio (PROS) que além de políticos atuam em suas áreas profissionais e mantém denúncias, ações e pressões no governo, o que tem gerado resultados positivos.

Então, não há mudanças e o andor segue do mesmo jeito

Já estamos em 2019, a ante-sala das eleições municipais, quando as conversas preliminares já começam, mas será que ainda podemos esperar algo de novo do atual governo?
No estado, com a chegada de Helder ao Palácio dos Despachos, a expectativa de investimentos na região é grande, pois até mesmo a reconstrução da "Escola Kennedy" travada há bastante tempo foi reiniciada. E com um advento muito interessante: a gestora não pode mais falar que foi o deputado Nilson Pinto e a deputada Cilene Couto, não prestigiados por Helder devido a dedicação ao seu adversário e ex-governador Jatene.

A Prefeitura de Maracanã, sem quaisquer obras importantes a apresentar, vive de pires na mão, arriscando no que for mais fácil como veículos. Também recebia objetos do Ministério da Integração, quando Helder esteve a frente e por ai temos o único caminhão coletor de lixo. Mas, a prefeita fazia questão de dizer que tudo era Nilson e Cilene, nunca felicitou outros nomes pelas conquistas, como o ex federal Arnaldo Jordy, autor de emendas parlamentares que agraciaram o conselho tutelar e o hospital da cidade.

Bem, vamos esperar que em 2019 e 2020 emendas parlamentares de verdade como a nova orla, um hospital digno, a orla do 40 sejam pautas reais.
A expectativa pelos investimentos do novo governo estadual também são otimistas, já que muitas lideranças do município o apoiaram e estarão reivindicando as demandas locais.
Entretanto, o resultado da falta de investimentos se traduz na migração, principalmente de jovens da cidade, para a região sul do país, com mais frequência para cidades catarinenses, onde o emprego tem sido crescente nos últimos anos.
Vamos esperar que Maracanã mude, mas para melhor!

* Ícaro Gomes é especialista em educação, gestor, ativista político e social, blogueiro e compositor.


Postar um comentário

0 Comentários