Maracanã parou no tempo segundo indice que mede desenvolvimento nas cidades

Os melhores e piores do Pará


O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema SESI-SENAI que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros nas seguintes áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

METODOLOGIA

Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

LEITURA DO IFDM

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Baseada em dados de 2016, o Indice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), principal nos trabalhos comparativos das cidades brasileiras e que apontam os municípios que estão desenvolvendo ou estagnados. 
O estudo reconhecido nacional e mundialmente considera dados sobre educação, saúde, emprego e renda.
É uma infelicidade para todos nós que amamos Maracanã sabermos pelos dados coletados pela Firjan o que vemos em nossa realidade diária: a estagnação e o retrocesso, em função de gestão administrativa sem um plano de governo, sem desenvolvimento de políticas públicas. Uma gestão municipal que se acaba em folha de pagamento e serviços básicos dos básicos.
Não há uma politica pública avançada nos segmentos de geração de emprego e renda, na implementação do turismo, na melhoria da qualidade da educação e da saúde. O que vemos em nossa querida Maracanã é o descaso e falta de planejamento para a cidade. Nosso município precisa ser pensado com grandeza, para que seja protagonista e referência no cenário regional.

Postar um comentário

0 Comentários