Após ventania, imagem esculpida em morro surgiu na praia da Marieta em Maracanã


Por Icaro Gomes

Os moradores da vila do Mota e outras que estão próximas à charmosa praia da Marieta, na ilha do Marco em Maracanã, estão curiosos. No sábado, ventos fortes atingiram a região do salgado paraense, causando prejuízos grandes como o desabamento do ginásio de esportes do SESC LER Salinas e destelhamento do mercado municipal de São João de Pirabas.

Entretanto, na paradisíaca praia da Marieta em Maracanã, a ventania descobriu em um dos morros uma escultura em formato grande e que parece ser uma imagem de um rosto.

Até o momento, nenhum estudioso esteve no local para verificação detalhada, o que há são suposições. O historiador Elizel Nascimento da cidade de Maracanã, afirmou em sua rede social "Tenho anotações sobre naufrágios na ilha do Marco, de "caieiras" onde fabricavam a cal do cernambi, de monturosbde conchas de sambaquis no furo do Marco, de uma fábrica de vidros, de um morador que criava gado, de umas ruínas de represas para fabricar sal, de exploração de um carvão de pedra, de um.monumento de pedra- o marco, que foi soterrado. Nunca ouvi falar disso". Elizel ainda sugeriu a possibilidade de um artista ter feito a escultura em outro momento.

Outras pessoas sugerem que o vento num processo normal foi esculpindo a figura e com o tempo e a ventania a imagem então descoberta. Segundo uma pessoa enviada pelo Blog ao local, a escultura supostamente tem a composição de argila, rocha e areia, mas não é um técnico para emitir qualquer parecer. Localiza-se próximo do racho do "seu Miguel" e da antiga casa dos Yamadas na praia.

Todavia, a linha de raciocínio mais emocionante é o mesmo as de moradores que estão pensando em seres de outras galáxias que fizeram a figura como forma de homenagear o ser humano e marcar o território onde estão em pesquisas. Será?

Bem, o Blog encaminha as imagens para a Universidade Federal do Pará e a uma pesquisadora do Museu Emilio Goeldi/CNPQ.


Certamente, em breve, todos saberão a origem e devem aproveitar para registrar fotos para a posteridade ao lado da escultura, que assim como apareceu, pode sumir com o vento...


Da Redação
Imagens: Grupo de Notícias do Blog
Fonte: Moradores da região do Mota.

Postar um comentário

0 Comentários