Cientistas brasileiros lançam documentário para provar que a Terra não é redonda





(Foto: Reprodução)


E se a terra não fosse redonda? E se houver um continente escondido entre nós? É o que cientistas brasileiros do Dakila Pesquisas querem provar para todo o planeta. Os cientistas irão lançar o documentário Terra Convexa, que comprova, através de várias pesquisas, o formato convexo da Terra. Além de abordar o formato da Terra, o documentário vai revelar a descoberta de um novo continente separado por um paredão de gelo.

O longa é resultado de sete anos de estudos, em que foram realizados experimentos científicos em diferentes pontos no mundo, com acompanhamento de instituição governamental e de profissionais de vários segmentos.

A pré-estreia, para convidados, ocorrerá no dia 26 de março, às 19h30, em cinema do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP). Três dias depois, o documentário será lançado no site terraconvexa.com.br em português, inglês e espanhol.

Segundo Urandir Fernandes de Oliveira, fundador do Dakila Pesquisas, a tese de que a Terra é redonda foi derrubada por sete experimentos: geodésico, que consiste em medir dois prédios com ampla distância, tendo como referência o nível do mar; experimento a laser para verificar a planicidade das águas; nivelamento das águas; Distorções óticas relacionadas a processos reflexivos; experimento de barcos na linha do horizonte; experimentos da gravidade e dos corpos celestes.

Para realizar o experimento geodésico foram medidas a base e o topo de um prédio em Torres (RS) e em Natal (RN). Engenheiros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participaram da ação. Um laser de longo alcance foi usado para medir a planicidade das águas na Represa de Três Marias (MG); na Lagoa dos Patos (RS), no Lago Titicaca, no Peru; e nos mares de Ilhabela (SP) e do estreito de Gibraltar, canal marítimo que separa a Europa da África. Já a teoria da gravidade foi contestada com dois fundamentos da natureza: prumo e nível.


Todos os experimentos contaram com a participação de astrônomos, cartógrafos, geólogos, topógrafos, engenheiros civis, entre outros profissionais. Foram utilizados equipamentos de última geração. Após o lançamento do documentário, o Dakila Pesquisas disponibilizará toda a metodologia e tecnologia empregadas para que os interessados possam averiguar os resultados. 

Posteriormente ao documentário, será lançado o livro Terra Convexa com toda a parte científica e um novo mapa-múndi. 

Fundado em 1997, em Corguinho (MS), o Dakila Pesquisas reúne pesquisadores e cientistas de diversas áreas do conhecimento, principalmente nos campos das ciências exatas e naturais.

(Fonte: Exame)

Postar um comentário

0 Comentários