Colombiano vem em busca da namorada virtual e é assaltado



Agentes da PRF ajudaram o estrangeiro, que foi assaltado assim que chegou em Belém e chegou ao posto na BR-316 a pé.Agentes da PRF usaram redes sociais para conseguir informações sobre o colombiano (Foto: Ascom/PRF)

Um colombiano que se perdeu em Belém conseguiu chegar a seu destino após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ter pesquisado sobre ele nas redes sociais. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (19), Edinson Canate Gonzalez saiu de seu país de barco para encontrar a namorada brasileira, que ele só conhecia virtualmente, mas a viagem foi interrompida após ele ter sofrido um assalto.


O colombiano entrou no Brasil de navio, passou duas semanas avançando pelo Rio Amazonas em direção a Manaus e, posteriormente, teria seguido de barco para Belém. Ao desembarcar, no último dia 14, ele foi assaltado quando desembarcou na capital paraense, e não pode seguir viagem.Colombiano foi apé até o posto da PRF, em Ananindeua, onde tomou banho e dormiu (Foto: Ascom/PRF)

Sem dinheiro e sem celular, ele ficou sem rumo andando pela cidade, até buscar ajuda no posto da PRF, na rodovia BR-316, em Ananindeua. “Quando ele chegou, estava sujo, com fome e com febre”, relata a agente Marisol Mota. Ele apresentou seus documentos, inclusive o passaporte, que escaparam do assaltante por serem levados em uma bolsa de mão.

Redes sociais

Como o colombiano não fala português, os agentes usaram as redes sociais para confirmar a versão apresentada pelo homem. “Descobrimos que ele tinha perfil no Facebook e disponibilizamos com computador para que ele fizesse contato com a família e a namorada”, conta Marisol. Assim os policiais puderam ter uma melhor noção da situação e entender o que havia acontecido com o estrangeiro.

O destino de Edinson Gonzales era Minas Gerais. Ele veio da Colômbia para casar-se com a namorada virtual, que mora na cidade de Itabira, localizada a 109 km de Belo Horizonte. Lá, ele trabalharia como condutor de máquinas pesadas, o mesmo emprego que exercia na Colômbia.
O encontro com a noiva

Através do Facebook e via celular, os agentes da PRF contataram a futura esposa identificada como Simonete Brum, que era a única pessoa que ele conhecia no Brasil, e também falaram com a família do estrangeiro na Colômbia. No Facebook, verificaram que a família dele já havia feito postagem procurando-o como desparecido, informando que ele havia saído para o Brasil há duas semanas que não dava notícias. “Eles estavam bastante aflitos”, conta a agente Marisol.Edinson e Simonete se encontram em Minas Gerais (Foto: Ascom/PRF)

Solidariedade

Os policiais buscaram primeiramente os meios formais, tentando encaminhar para outros órgãos a situação, mas não havia o que fazer pelos órgãos competentes e as formalidades via embaixada da Colômbia ou representação que não há em Belém, poderia demorar dias, pois não havia nenhuma ilegalidade contra o cidadão estrangeiro e o que ele precisava mesmo era de dinheiro para chegar ao seu destino.

“Não tem consulado da Colômbia em Belém e a Polícia Federal não teve como ajudar porque a situação do Edinson estava legal”, conta Marisol. “O que ele precisava mesmo era de dinheiro para seguir sua viagem até Minas Gerais, e foi por isso que fizemos uma vaquinha para comprar a passagem”, conta.

O colombiano recebeu remédio, tomou banho e dormiu no posto da PRF. Após entrar em contato com a família e com a namorada, os agentes orientaram o colombiano e ele embarcou, na última sexta-feira (16) para Belo Horizonte.

“Demos um celular e um chip para que ele pudesse se comunicar com a namorada e não se perdesse novamente, já que o ônibus só levaria até Belo Horizonte, a mais de 100 km de Itibiara, onde mora a noiva”, relata Marisol.

Edinson encontrou Simonete no domingo (18), e estão morando juntos. “Não é a primeira vez que estrangeiros procuram o nossos posto. Na medida do possível, a gente vai ajudando. Ano passado, teve a historia de um Francês. O posto da PRF é visto como posto seguro”, diz Marisol. “O nossos lado humano nos faz ajudar”.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários