Requerimento que pedia apuração das sobras do Fundeb rejeitado na Câmara de Maracanã

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O Plenário da Câmara Municipal de Maracanã votou hoje 12 (doze) Requerimentos de autoria dos vereadores, a grande maioria pedindo trapiches e outras obras e serviços nas vilas do município. Onze(11) requerimentos foram aprovados e um rejeitado de lavada.

Entre os requerimentos aprovados, dois são de autoria da vereadora Fernanda Cristo (PMDB) pedindo a formatação pela equipe técnica da Prefeitura de um projeto arquitetônico que contemple uma feira coberta na área do mercado municipal, já que a vereadora solicitou ao deputado José Priante (PMDB) alocação de recursos via a SUDAM para que a Prefeitura receba os recursos e possa realizar a obra.

O outro pede a imediata reforma da ponte de madeira do mercado municipal que serve de embarque e desembarque.

Na frente da Câmara uma mobilização de servidores contratados e enviados pela prefeita do município, professora Dica Costa (PSDB) se concentrou movidos por bebida e pistola para vaiar a vereadora de oposição e intimidá-la de todas as formas, inclusive, com ameaças de agressões, justamente na votação do principal requerimento em pauta na sessão de hoje.

Por uma questão de destino o Requerimento rejeitado é o de n° 001 - o primeiro da nova legislatura - que tratava da solicitação de informações de folha de pagamento do exercício de 2016 e INSS necessárias para o cálculo da sobra do Fundeb, o que favorecerá todos os professores da rede municipal que têm direito a receber o fruto do rateio.

A orientação da prefeita à sua bancada foi de rejeição ao Requerimento, o que é compreensível aos vereadores eleitos no contexto de dar sustentabilidade ao governo. Agora, dois votos chamam a atenção quando se trata de tão importante expediente para a Educação: a vereadora e professora Susana Tavares (PROS) preferiu a abstenção e o vereador professor Jean Teixeira votou contra o Requerimento.

O vereador Guto Santos (PMDB) de forma justificada não pode comparecer a sessão e os vereadores Marco Aurélio(PSB) e Fernanda Cristo (PMDB) votaram a favor do requerimento.

É bom ressaltar que o presidente da Câmara, vereador José Casseb (PTB) não exerce o voto, pois na condição de presidente só é necessário quando há empate na votação


Da Redação
Carlos Guia

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Uma vergonha para classe da Educação de maracanã,hj estiver ouvindo a sessão da câmara pela rádio e pode percebe a falta de preparo para lutar em favor do povo do presidente da câmara, o mesmo dizia q maracanã necessita de sequência de bons gestores,esse vereador esta no poder legislativo há 17 anos e sempre jogar como atacante e como estadista dos gestores em favor de sim mesmo e nunca faz nada para mudar a realidade do nosso município.
    Quero parabenizar a vereadora Fernanda e o vereador Marcos, pois os mesmo estão do lado do povo, enquanto os demais estão todos de rabo preso com atual gestora...isso e uma vergonha!
    Minha opinião, para poder tem acesso ao valores referente ao ano de 2016, e entrar com ofício junto ao ministério publico e solicitar a quebrar de singilo bancarios da prefeitura junto ao banco do brasil e banpara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As contas públicas não são protegidas pelo sigilo bancário em respeito aos princípios da publicidade e moralidade,podendo ser requeridas por órgãos fiscalizadores. De acordo com o art. 31, caput, da Constituição Federal, a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, podendo contar com o auxílio dos Tribunais de Contas para realizar tal atribuição. No caso de resistência injustificada no fornecimento de informações acerca dos atos administrativos dos órgãos e entidades públicas, cabe ao membro do Poder Legislativo a tomada das medidas judiciais cabíveis para o exercício de suas prerrogativas legais.

      Excluir
  2. Esses vereadores são uma corja de mercenários, gente desprezível, não valem nada para o povo, só têm "valor" para os gestores municipais, uma vergonha. Mas mais desprezíveis são esse professor e essa professora que desmerecem serem chamados como tal. A vereação deles vai passar e o que vai ficar são seus atos, seus malfeitos, sua covardia diante da atual situação dos verdadeiros Professores do município. Ficarão marcados e serão lembrados da pior maneira possível, são a vergonha da classe.

    ResponderExcluir
  3. Uma vergonha essa votação para apuara as contas do FUNDEB no município de Maracanã. O resultado fica claro aos maracanaense que os vereadores são parte integrante da corrupção que grassa na cidade. Enquanto isso, na contramão dessa situação, estão aqueles que torciam para a vitória no requerimento, pois tinham medo de ter que prestar esclarecimento aos vereadores. Se aprovado tal requerimento, o alcance de tudo isso chegaria as dependência do Bombeiro militar, nas quais consta um personagem cujo nome ainda figura na folha da prefeitura como funcionário porque é representante de uma classe no Conselho Municipal de Educação.
    Infelizmente, o governo da então prefeita é contraditório, pois quem tem vez é a "Jacarezada". Inclusive, o tal cidadão a que me referir anteriormente, entrou para o ninho tucano graças ao professor Wagner, que teve pena dele e ajudou ele, colocando ele no governo atual. Por isso que hoje ele vem agradecer a prefeitura de Maracanã pelo tempo que trabalhou no município. Pudera! Quem que não quer ganhar sem trabalhar? Até eu faria o mesmo.
    Vamos esperar na justiça de Deus que oposição engrossar logo, logo e teremos mais episódio felizes a favor da justiça e do jogo limpo.

    ResponderExcluir
  4. quem é culpado de tudo isso somos nós enquanto eleitores , um dia saberemos escolher o que presta e que não presta prá nossa sociedade, é nego que já caminha para o 20 anos é nego com 10 anos e assim se vai, temos que nos culpar , nós que somos imbecis, nós que não sabemos votar, agora meu filho só nos resta chorar na cama , que é o lugar mais quente prá se chorar.

    ResponderExcluir
  5. Bau da folha de pagamento da secretaria de educação e de dá susto em muita gente, tem altos salários dos filhos do pinto, varios marajas e sem fala nos nomes fantamas de "criação" do chefe da FOPAG,será por isso o medo da prefeita dica?
    Sem fala nos parentes de vereadores q so fazer passa cartao no banco no dia de pagamento, seria bom um auditoria.
    Auditório já!

    ResponderExcluir