Professora inicia campanha contra sites de desafios perigosos na internet

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-up

A professora universitária de Linguística, Aline Rodrigues, 35 anos, iniciou uma campanha que denuncia páginas e sites na internet que mantêm desafios perigosos  às crianças e adolescentes.

Recentemente, a imprensa tem noticiado casos de suicídios de adolescentes na tentativa de cumprir desafios que envolvem asfixia em sites.

A campanha da professora vem recebendo adesão e já é compartilhada em grupos do WhatsApp e despertou o interesse do Ministério Público Estadual. A ideia é que a campanha seja transformada em palestras e ganhe forma na rede escolar.


Vamos falar sobre maternidade, internet e babacas
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Por Aline Rodrigues

Não sei se a internet é terra sem lei, mas sei que toda vigilância sobre os filhos ainda é pouca diante de todo poder de convencimento e da capacidade de deslumbrar que alguns youtuber babacas conseguem exercer sobre as crianças. Não consigo conceber que uma página como a do La Fênix, que tem mais de dois milhões de seguidores, tem por (in)utilidade propor desafios idiotas, como desafiar alguém a comer três poderosas pimentas só de uma vez, vomitar um na boca do outro, grampear a língua e o mamilo ou descartar o conteúdo do desodorante dentro de uma caixa para provocar combustão.

Um adulto consegue administrar e refletir sobre essas babaquices, penso. Mas uma criança, não. É deslumbrante para ela conseguir fazer essas coisas, pois vem revestida pela áurea da coragem e da capacidade. Foi exatamente esse sentimento que meu filho teve ao tentar fazer o desafio do desodorante, que graças a Deus não deu certo. Porém, só a tentativa já lhe rendeu um ferimento no braço.

Sim, converso diariamente com ele sobre os perigos da internet. Sim, checo todas as conversas do zap. Sim, fiscalizo os sites e canais que ele entra. Sim, vejo quem são seus amigos do face. Sim, digo que ninguém pode influenciá-lo mais do que eu e meus pais. Sim, ando com ele pra cima e pra baixo. Sim, ele não vai só à escola. Sim, ele tem hora para mexer no celular. O que acontece é que as mães não são onipresentes, oniscientes, nem onipotentes. Sou mãe, humana e absurdamente preocupada com a educação e vivências de meu filho, mas não sou perfeita, ainda bem!

Esses tantos de sins são para mostrar que quando um babaca propõe esse tipo de desafio, ou desafia uma criança a se enforcar ao vivo, ou colocar camisinha pelo nariz para tirar pela boca, ou a mandar nude pela webcam, não é culpa da mãe, mesmo que essa não exerça vigilância sobre os filhos. É culpa desses babacas, que são incentivados por seguidores de páginas com esses tipos de conteúdo.

Por isso, peço-lhes: denunciem esse tipo de página. Não compartilhem conteúdos que podem matar crianças, como tem ocorrido comumente. Não achem graça de babacas que ganham dinheiro para denegrir, humilhar, vilipendiar e matar. Não ajam como quem finge que não vê, vejam, por favor, porque se é certo que cabe às crianças a construção de um mundo melhor, vamos lutar para que esses babacas não deixem o mundo pior do que já está!

Não percam sua capacidade de se indignar!!!


Denuncie agora mesmo a página perigosa: https://www.facebook.com/lafenixoficial/

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, Aline! Que mais crianças tenham, através de ti, a orientação que muitas vezes não vem da família, deixando-as desprotegidas e à mercê desses canalhas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa Aline. Hoje são turbilhão de informações na cabeça de nossas crianças, e querendo ou não eles muitas das vezes querem nos impressionar como pais, demonstrando que são corajosos, etc e tal... E aparece esses canalhas com essas ideias escanecedoras e destruidora que como diz você, fantasiada com as mais belas ropagens e fascinam e enganam nossas crianças... Vamos promover essa denuncia em escala maior um a um...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Precisamos denunciar esse tipo de conteúdo para que menos vítimas surjam.

      Excluir
  3. Feliz em ver a repercussão do caso. Assim como foi com o filho da Aline, poderia ser o meu, o nosso. Precisamos de ser, de fato, o filtro do que nossas crianças acessam no mundo virtual.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns!!! Que sejamos corajosos em lutar pela vida, como você está fazendo, Aline.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Aline
    Precisamos nos unir contra esses babacas!
    Vamos educar nossos pequenos.

    ResponderExcluir
  6. Quando te disse que és um exemplo de professora,estava completamente enganada.És mais que isso,és um exemplo de mãe,pãe,profissional e sinceramente adorei a matéria.Que orgulho poder desfrutar de teus ensinamentos!Meus parabéns.

    ResponderExcluir