Maiandeua e as soluções para o futuro - um reforço no Parlamento Municipal

Resultado de imagem para algodoal

A ilha de Maiandeua, município de Maracanã. abriga o distrito de Algodoal e as vilas de Camboinha, Fortalezinha e Mocooca. Um paraíso banhado pelas as águas oceânicas do Atlântico e que atrai turistas e visitantes paraenses e de todos os cantos do mundo.

Algodoal destacou-se e concentra hoje o foco do turismo com hotéis, pousadas, campings, restaurantes, bares e redários, entre outros equipamentos importantes para a estrutura de recepção.

A ilha é área de preservação ambiental (APA) e administrada de forma compartilhada por um conselho gestor liderado pelo Ideflor-Bio - um orgão ambiental que representa o governo do estado do Pará,  o ICMbio que representa o governo federal e a Prefeitura Municipal, além de entidades da sociedade civil.
Resultado de imagem para algodoal

As ações administrativas cabem efetivamente a Prefeitura de Maracanã, que por meio de um agente distrital controla a ilha, cuidando de educação, saúde, limpeza e o principal problema: Lixo.

Uma decisão judicial federal obriga a Prefeitura recolher e retirar da ilha todo o lixo produzido por moradores nativos e turistas. Mas, a medida é ineficaz, pois a quantidade é excessiva nos períodos de alta temporada, assim a demanda é muito grande para ser vencida pelos barcos transportadores.

A solução nos parece uma usina que garanta o tratamento correto do lixo e deva ser instalada em Maiandeua, o que certamente, quando bem operada, poderá gerar renda e energia. Entretanto, todos sabem que os custos são altos e necessita da parceria das diversas esferas de governo.
Vereadora eleita será incentivadora das discussões sobre Maiandeua
Segundo a vereadora eleita Professora Fernanda (PMDB) seu mandato construirá uma discussão permanente para que Maiandeua seja tratada de melhor forma. Na agenda da parlamentar, a discussão da criação da Taxa de Preservação da Ilha, justamente para garantir recursos para ações de sustentabilidade e tratamento correto do lixo. A taxa seria cobrada pela quantidade de dias em que o visitante permaneça na ilha, seguindo a inspiração e os moldes da taxa operada no arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
Resultado de imagem para passeios de barcos algodoal

A vereadora, ainda relatou sua preocupação para que o Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Turismo, assegure a implementação da trilha Ecológica Fortalezinha-Algodoal, com sinalização turística e reconstrução da ponte em concreto sobre o igarapé das Lanchas.
Resultado de imagem para algodoal

As opções de trilhas e passeios ecológicos de barcos quando implantados podem gerar renda e trabalho para os nativos do local. Segundo a parlamentar, seu mandato será voltado para ações ambientais permanentes, para que as belezas naturais de Maracanã constituídas de praias, manguezais, enseadas, igarapés, entre outras, sejam preservadas e sirvam efetivamente como agregadores de valores financeiros, transformando-se em renda para os moradores.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Prezado,

    Gostaria de saber o contato tel. do responsável que trabalha na Agência Distrital de Algodoal para saber sobre IPTU de uma casa de verenaio ( Urgente Por favor).

    ResponderExcluir
  2. Hoje 2023 ainda não temos uma usina de resíduos

    ResponderExcluir