Candidatos perderam a credibilidade em concurso





De acordo com notícia publicada pela Agência Pará, as provas aplicadas no domingo (18), do concurso para delegado da Polícia Civil do Pará, de um total de 14.519 inscritos, apenas 5.647 candidatos concorreram às 150 vagas ofertadas. O certame teve as provas de conhecimentos e peça processual aplicadas nas cidades de Belém, Marabá, Santarém e Altamira, e registrou 8.872 faltosos, o que corresponde a 61% do total de inscritos.

Sobre o altíssimo número de faltosos, a Secretária de Administração do Estado, Alice Viana Soares Monteiro, destacou que muitos candidatos inscritos são de outros estados. “O índice de faltas se deve ao número de candidatos provenientes de outros estados – foram cerca de oito mil, de 23 unidades federativas diferentes”, explicou.

Especialistas que atuam em instituições organizadoras de concursos, consultados, divergem da opinião da Secretária, uma vez que o percentual de 61% está muito acima do índice médio de abstenção em certames desta natureza, que fica entre 15 e 20%.

Creditam, sim, à anulação das provas inicialmente aplicadas em setembro, a grande evasão ocorrida, denotando descrédito em relação ao certame coordenado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

Os candidatos poderão interpor recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva e chave de correção da peça processual a partir das 10h do dia 20/12/2016 até as 23h59 do dia 21/12/2016, observado o horário local da cidade de Belém/PA.

(Diário dos Concursos)

Postar um comentário

0 Comentários