Uma "sinuca-de-bico" em Castanhal



A eleição majoritária de Castanhal ainda não tem qualquer definição quando o tema remete as pré-candidaturas. Somente com o desenrolar das convenções municipais que irão de 20 de julho a 05 de agosto, teremos finalmente um cenário mais nitído.

O prefeito atual Paulo Titan continua ali "na moita" do Apeú, observando a passagem da água e esperando para traçar sua campanha que tem como objetivo levá-lo à reeleição, que se concretizada, será o quinto mandato à frente da cidade modelo. O grande problema hoje, além da crise é claro, é definir a estratégia sem saber com quem disputará.

A propalada terceira via vinha ganhando corpo em reuniões envolvendo lideranças já conhecidas e emergentes, a saber: Pedrinho Coelho, Ivo Júnior, Dra. Milene Costa. O grande problema do grupo é justamente o maior que se pode vivenciar na política: votos ou melhor a falta deles.

Bem, Hélio Leite - que na época de sua saída tinha avaliação de governo estratosférica, porém não conseguiu emplacar o sisudo deputado Márcio Miranda - elegeu-se deputado federal, mas deseja voltar a governar Castanhal. Deseja mesmo, mas uma pedra do tamanho da amazônia encontra-se no seu caminho: o empresário Eduardo Sales, sobrinho do governador Simão Jatene.

Sales é mais próspero empresário da cidade e da região, com negócios em vários ramos, inclusive o imobiliário e colocou na cabeça que o melhor para si e para Castanhal é eleger como prefeito o deputado estadual Milton Campos (PSDB) - eleito com o calor de Titan em 2014. Sales se antecipou e convenceu Jatene que Milton é o 'cara'. Simão compreendeu os motivos do parente e saiu a campo para convencer o presidente da Assembleia Legislativa Márcio Miranda (DEM) que realmente entendeu que isso é melhor, e porque torna, e porque deixa...Márcio Miranda, com os olhos arregalados para uma candidatura ao Senado em 2018, quando serão duas vagas, não quis desagradar seu aliado maior e concordou com o governador que é isso mesmo, porque é, porque é...

Quando o deputado Milton sentiu que será ungido por Sales e o governador, correu numa rádio e anunciou sua pré-candidatura. Agora, nos corredores do Palácio dos Despachos, há toda uma expectativa para saber como Simão vai convencer o deputado Hélio Leite a não ser candidato. Segundo as fontes, ficou tudo combinadinho que o próximo passo será esse.

Um evento suprapartidário acontecido na manhã de domingo (05) no Lions Club da cidade, atraiu muitos correligionários e simpatizantes de Hélio, mas nada de anúncio de candidatura, somente um adiamento para agosto na decisão. Será que Jatene já chamou o amigo?

As eleições de 2016 em Castanhal produzirão muitas histórias e estórias para se prosear no futuro. E então só falta um detalhe nisso tudo: combinar com o povo!



Postar um comentário

0 Comentários