Precisa-se de doadores de sangue


Baixo estoque de sangue prejudica pacientes


Por causa do baixo estoque de sangue, Ophir Loyola mudou seu cronograma de atendimento. (Foto: Marco Santos/Diário do Pará)






Hospital Ophir Loyola está priorizando os casos mais graves.

Por causa do baixo estoque de sangue, o Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que as cirurgias programadas foram organizadas em novo cronograma, dando prioridade para as cirurgias urgentes e pacientes em estado grave.

O posicionamento foi divulgado após circular, nas redes sociais, a informação de que as cirurgias no hospital foram suspensas devido a pouca quantidade de sangue. O HOL ressaltou que está apoiando as campanhas da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e tomando as medidas necessárias para aumentar a captação de doadores de sangue.

O estoque de sangue do Hemopa está 40% abaixo do necessário e depende da solidariedade de quem pode ser um doador. Para ajudar é bem simples. A doação não dura mais do que 5 minutos e é capaz de salvar até 4 vidas por cada bolsa de 450 ml. Gerente do serviço de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias aponta que o estoque de sangue costuma reduzir em períodos de feriados, quando as pessoas costumam sair da cidade.

Da redução das doações, o número de pacientes que necessitam de sangue para sobreviver continua a mesma. “Esse desequilíbrio faz com que o estoque reduza”, informa. Em média, o Hemopa recebe cerca de 200 doações por dia. Porém, o ideal seria recolher uma média diária de 300 doações. O tipo sanguíneo mais demandado é também o de maior predominância na população, o O +.

Já os tipos A-, B- e O- são considerados raros e também necessitam de doações. “Fazemos um esforço coletivo para fazer com que a pessoa que se apresentam como um doador em potencial se torne um efetivo”, aponta Juciara, ao destacar que os homens são a maioria dos doadores, cerca de 70%.

DOADORES

A universitária Camila Cordeiro, 23 anos, cultiva o gesto de doar sangue desde os 18. A baixa movimentação observada na sala de coleta no dia em que ela foi doar era apenas mais um indício de que sua atitude fará a diferença na vida de alguém. “Depois que a pessoa faz a doação, o sentimento de gratificação é imediato”, aponta. “Nada paga a sensação de saber que você está fazendo bem para alguém”, diz.



No Hemopa, estoque está 40% abaixo do necessário. (Foto: Cezar Magalhães/Diário do Pará)

O atendente Marcos Henrique, 20, doou sangue pela 1ª vez em dezembro do ano passado. Ele confessa que antes de ser um doador tinha um pouco de receio. A experiência lhe provou que não há o que temer. “É muito tranquilo. Ao final me sinto muito bem sabendo que o meu sangue vai fazer bem para os outros”. (Com informações de Cintia Magno)

CRITÉRIOS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

Estar bem de saúde
Estar alimentado
Peso igual ou superior a 50kg
Idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis)
Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres
Mulheres fora do período gestacional, três meses após o parto ou fora do período de amamentação
Não ter tido hepatite após 10 anos de idade
Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”
Não ser portador de epilepsia
Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas
Não ter diabetes
Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas na triagem.

Fonte: Hemopa.

CONTATOS

A Fundação Hemopa fica na travessaPadre Eutíquio, 2109, em Batista Campos. Já a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole (BR-316, Km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa (0800 280 8118).

(Diário do Pará)

Postar um comentário

0 Comentários