Em Magalhães Barata, projeto ambiental envolve alunos de uma escola



 Projeto Plantar & Crescer envolve todos os alunos e professores da Escola Municipal Zilda Monteiro, em Magalhães Barata-Pa



No final do mês de maio foi realizada uma Ação-Sócio Ambiental na Escola Zilda Monteiro em Magalhães Barata-Pará, intitulada Plantar&Crescer, que teve como objetivo principal a arborização da área escolar e o (re)pensar da Educação Ambiental.

O projeto iniciou após uma visita “in loco”, onde foi observado que a escola não apresentava para o aluno, um ambiente que proporcionasse um contato maior com a natureza. Partindo desse pressuposto, o projeto ganhou força, após as palestras de conscientização ambiental em sala de aula, ministrada pelo seu idealizador, conjuntamente com sua equipe que trabalha na SEMMA. A palestra envolveu os professores e alunos a plantarem essa ideia e se sentir pertencido, a ajudar na construção de um mundo melhor.


No contexto da Educação Ambiental, foi apresentado de modo sucinto as vertentes que podem ser trabalhada com o aluno para uma intervenção individual sólida, que os influencie e que eles automaticamente possa influenciar suas famílias e outros, gerando um movimento de conscientização ambiental, para posteriormente tomar medidas simples como por exemplo, de não jogar casca de bombons na rua e outras sutis atitudes que fazem muito a diferença e que podem ser tomada por cada um, que se preocupa com o meio.

 



Quanto a arborização a equipe preocupou-se em abranger toda área, deixando espaço para uma futura quadra de esporte, além de ter o cuidado com as tubulações. Pois, as cavações para as mudas foram de 5 em 5 metros, respeitando a norma.



Todas as 16 turmas desde o Jardim I ao 4° (quarto ano) abraçaram a ação transformadora, sendo oito do turno da manhã e mais 8 do turno da tarde. A principal metodologia utilizada foi entregar 3 mudas para cada turma e deixar o professor e os alunos responsáveis, por regar, e dar as manutenções nela necessário. Além da coordenação realizar o monitoramento mensal.

 



Foram plantadas 50 mudas com êxito das seguintes espécies; Andirobeira, Ipé Rosa, Ingá e Paricá. Ressalta-se que o projeto vai além do muro escola, pois a meta principal é atuar no plantio de árvores nativas em áreas de degradação ambiental, mais especificamente na Bacia Hidrográfica Cuinarana.

Ratificamos que todo esse trabalho só foi exequível com a ajuda dos professores e alunos que tomaram para si a responsabilidade de cuidar das respectivas mudas com atenção e carinho e acima de tudo com a consciência ambiental, relata Silvano Costa (Coordenador da SEMMA idealizador do projeto).

 SEMMA - Comunicação   



Postar um comentário

0 Comentários