Biblioteca e Banco: Uma inversão de valores

A biblioteca foi criada garantir acesso à leitura aos alunos
O Banco do Estado do Pará - Banpará - é um patrimônio do povo paraense e um dos poucos no Brasil que seguem nas mãos do estado. Importante no fomento do desenvolvimento dos setores produtivos e na viabilização de crédito, principalmente, para os servidores estaduais.

O Banpará é um banco saudável, contas bem equilibradas e divulgou um lucro liquido de mais de 40 milhões de reais em 2014; em 2015, só no primeiro semestre já havia obtido lucro de 46 milhões. Mas, quais os motivos que nos levam tecer tais importantes considerações sobre o Banpará?

É que todo esse histórico real do banco não foi levado em consideração quando sentaram na mesa a gerência da agência de Maracanã e a "maracutaista" prefeita do município. As duas personalidades negociaram um acordo que causa insanáveis prejuízos para a educação e a cultura do município.
A prefeita resolveu desalojar a única biblioteca pública do município que tem mais de 6 mil títulos de suas instalações e abrigar a agência do Banpará, enquanto o prédio oficial passa por grandes reformas. Ora veja, até concordaria se outro prédio fosse cedido, mas nunca, em hipótese alguma a biblioteca "Laércio Barbalho". Outro prédio poderia até ser concebível, mas não totalmente ético. Pois vejamos, se um pobre consegue um dinheirinho para reformar sua casinha, a prefeitura cederia uma sala para que ele fique até acabar a reforma?

Lógico que não! Então a mesma medida deveria ser adotada para o banco do Estado do Pará, que com um lucro milionário assim, pode muito bem ajudar na circulação de dinheiro na cidade, pagando o aluguel provisório de um prédio e neste quesito há muitos de propriedade privada disponíveis em toda a cidade.

O correto seria o Banpará alugar um prédio provisoriamente e a prefeita demonstrar que pode melhorar a biblioteca, carente há quase quatro anos de novos títulos e investimentos. A Prefeitura alojou a biblioteca nos altos, numa sala da secretaria de educação, impossibilitando assim o acesso aos livros por tempo indeterminado de cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldades para subir escadas, já que não há elevador.

Que o futuro de Maracanã traga sim mais bancos para contribuir com o desenvolvimento econômico do município, entretanto, que traga efetivamente mais livros, mais educação e mais cultura.

Da redação
Ícaro Gomes
Imagem: Arquivo do Blog.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. A prefeita fez uma péssima escolha ao fazer tal negociação. Queria saber se nessa negociação estava o secretário de Cultura como agente responsável pelo desenvolvimento cultural? Se não, mostra-nos a incompetência do responsável pela pasta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse secretário e merda é a mesma coisa , tanto faz ele tá ou não é a mesma merda , de secretário ele não tem nada , aliás não tem conhecimento do que seja cultura,secretário vc tem que estudar muito prá ser algum dia um secretário de cultura.

      Excluir
  2. O secretário de cultura foi visto em fortalezinha de sunga tomando cerveja barata de molho no mar, por isso não participou dessa decisão!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O que se sabe, é que essa prefeita junto com a sua família já acabaram com a economia de Maracanã, agora a ganância é tanta que ela aproximou o banpará do seu covil que é a SEMED... Maracanã inteiro já se cansou dessa gestão nepotista e mesquinha. A popularidade da Dicadura está cada vez mais baixa, nos quatro cantos da cidade é só o que se fala: Nessa mulher eu não voto mais, nem que ela me dê um milhão" Claro que ninguém quer o "milhão" carrandcudo, mal humorado mesquinho e estúpido... pode ficar com ele Dicadura. Tua derrota é certa!!!

    ResponderExcluir
  4. Será que a prefeita não tá levando nada nessa negociação?

    ResponderExcluir
  5. Dica a verdadeira professora...
    Na arte de fazer idiotices no comando do municipio. E observa se tamanha idiotice no modo como ela faz politica, desprezando quem a ajudou, contratando canalhas que nunca foram fieis a nem um lado politico e ainda dizem que jamais votarao nela, p piorar tem o milhao que espanta seu timido eleitorado com sua arrogancia e grosseria. Escrevam essa derrota vai ser a maior da historia de um candidato a reeleiçao

    ResponderExcluir
  6. Pior que e verdade, quro ve qum vai pedir voto p ela: o simpatico milhao, a humilde veread. Nathala, a sabia Ivanilda, o elegante Pirento, a sincera Marluce, o discreto caganeira, o famoso preto da cultura, o queridissimo Rabib, o fiel Sirizinho ou o sorridentd Aleixo? Ela esta bem servida. kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Quem vai fazer campanha pra ela? Ora, Ora, serão os funcionários contratados. Ela não vai ter coragem de entrar na casa do eleitor, então vão os funcionários. Não queria estar na pele desses funcionários quando irem pedir votos pra essa prefeita. Vão ser maltratados, com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Dica esta no caminho certo, como um jegue desgovernado...kkkk salarios atrasados, comerciantes irritadicimos com tanto calote, brigando com sua minuscula base governista, desempregando pessoas carentes, trazendo uma leva de forasteiros q so vem levar o recurso q ja e pouco, contratando opositores, apadrinhando cada vez mais gente pilantra, eita Dicadura tu sabe fazer politica. Arruma logo tua mala que o Tinozao vai te dar uma lapada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sem falar nos puxa-sacos dela, que são pessoas arrogantes, mal-educadas e sem nenhuma simpatia, vivem chavecando quem não faz parte do grupo deles e com isso ao invés de conquistar votos, estão é perdendo. Assim, com essa turma fazendo campanha, tá difícil.

      Excluir
  9. Segunda a pesquisa boca a boca qur fazemos entre os amigos maracanaenses ja temos uma previa das intençoes de voto na cidade: 1° Lugar com larga vantagem - Tino
    2° Lugar ja caindo para 3° - Geovan Martins
    3° Lugare subindo para o 2° - Reginaldo do RT
    4° Lugar - Dica
    5° Lugar - Prof. Rogerio
    O candidato Reginaldo e um mome com bak rejeiçao e vem crescendo gradativamente, falando em rejeiçao quando se fala na atual gestora a rejeiçao e muito grande, e o Tino segue ate o momento na liderança de intençao de votos

    ResponderExcluir
  10. Dicadura, nao podia colher outra coisa a nao ser rejeiçao,com inumeras atrapalhdas politicas o povo vai crianda antipatia pelo nome dela, com o poder centralizado no seu grupinho de odio e fofoca, alguns ao inves de pularem do barco Tucano, acabam empurrados para fora do barco antes do barco afundar

    ResponderExcluir
  11. Volto a falar o de sempre, Dica a rainha do calote nos maracaenses

    ResponderExcluir