Jovem paraense foge de casa e pode ter sido recrutada por terroristas



Um inquérito aberto pela divisão Antiterrorismo da Polícia Federal investiga se o desaparecimento da jovem tem relação com extremistas islâmicos


Uma empresa com sede no município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, foi citada na matéria do desaparecimento de uma jovem de Belém, no Pará, exibida no programa Fantástico deste domingo (1º). Um inquérito aberto pela divisão Antiterrorismo da Polícia Federal investiga se o desaparecimento de Karina Barbosa, de 20 anos, tem relação com extremistas islâmicos.

Conforme a reportagem, a linha do telefone que a jovem usou para fazer o único contato com a família, há duas semanas, está registrada no nome da empresa que fica na Rua da Conceição, no Centro de Linhares. Na manhã desta segunda-feira (2), a notícia foi assunto das rodas de conversa da cidade.

Empresa de Linhares é citada em matéria de desaparecimento de jovem de Belém - Crédito: Samira Ferreira




O comerciante Naldir Cardoso ouviu pessoas comentando o caso na Praça Nestor Gomes, no centro da cidade. Ele também ficou surpreso com o fato de o nome da cidade ter sido falado na reportagem. "Fiquei surpreso pelo tamanho da nossa cidade. Como existem grandes metrópoles pelo país, poderia ser uma outra".
Já o professor Ronald Zampieri disse que ficou assustado. "É muito ruim para a imagem da cidade. Espero que as autoridades competentes venham esclarecer tudo isso e vejam que não diz respeito ao município de Linhares".
No endereço onde a suposta empresa deveria funcionar, vizinhos disseram à TV Gazeta Norte que a sala nunca foi ocupada. A janela está coberta com um pano verde e não há nenhuma placa que indica o funcionamento de alguma empresa no local.
O desaparecimento
Foto: Arquivo Pessoal/ Karen Raiol

Karina desapareceu na manhã de 4 de abril. A jovem saiu de casa dizendo que ia para a faculdade de jornalismo e dormiria na casa da avó, mas nunca chegou no local. A família foi informada pela polícia que ela havia deixado o país.


A irmã, que tinha as senhas do celular de Karina, conseguiu acessar à distância informações que estavam no telefone da jovem e descobriu as passagens. Os bilhetes mostram que Karina decolou de Belém às 17 horas do dia 4 de abril. O destino final foi Istambul, na Turquia.
Em 2014, Karina se matriculou no curso de árabe do Centro Islâmico Cultural do Pará. Em junho de 2015, converteu-se ao islamismo.

Em uma mensagem enviada a uma amiga, Karina criticava as condições de vida da população de uma cidade controlada pelo ditador Bashar al-Assad. "Agora eu penso nos 'afortunados' que conseguiram escapar dessa cidade, que outra opção eles têm senão se juntar aos grupos terroristas? É a única forma de lutar contra o governo", escreveu a jovem.

No telefonema para a família, Karina disse que não poderia dizer onde estava, senão teria problemas.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. QUEM DIRIA ? ESSA MENINA EU CONHEÇO , É FILHA DO SEU ESMERINO PRIMA IRMÃ DO JOÃO CAIÇARA .

    ResponderExcluir