A favor da BR 316 duplicada e pedagiada

Por várias vezes expressei minha opinião quanto ao futuro da BR 316 no trecho Belém-Capanema, pois e um corredor importante na minha vida, já que é caminho obrigatório para cidades de nossa região que frequento.

Posso opinar também por conhecer há muitos anos o trecho, já que meu pai Veríssimo nasceu em "Tauarizinho", município de Peixe-Boi, mas com acesso facilitado pela cidade de Capanema. Desde à infância sou "passageiro" da BR. E em todos esses anos nos caminhos perigosos da 316, já fui testemunha ocular de muitos acidentes que ceifaram vidas; já presenciei grandes imprudências, enfim...todos que se utilizam desse trecho sabem muito bem do que estou falando.

Defendi aqui no Blog a duplicação do trecho Castanhal-Capanema e também a sua concessão para o setor privado( ver no Blog:http://blogicarogomes.blogspot.com.br/2015/12/br-duplicada-e-pedagiada.html0.

No dia 08 de Março, o Ministério dos Transportes publicou edital de chamamento público de estudos para a concessão do trecho Belém-Capanema, o que deixou-me emocionado e feliz. De imediato, alguns políticos, incluindo o próprio governador do estado, lançou-se no combate da ideia, argumentando que a concessão da BR 316 causa prejuízos ao estado.


Ora, quem já viajou por estradas "pedagiadas" nas regiões sudeste e sul do país pode assegurar o quanto é bom; o quanto é seguro, tranquilo, favorável...

Senador paraense Jader luta há muito tempo pela duplicação da BR e foi o grande articulador da duplicação Belém-Castanhal
Uma rodovia "pedagiada" não tem buracos e recebe manutenção permanente; o controle de velocidade é garantido; a sinalização é impecável; a telefonia móvel celular funciona sem interrupção; há pontos de apoio com ambulância, telefone público e local higienizado com banheiros; se o seu carro falha e não pode seguir viagem, logo o guincho é acionado para removê-lo sem prejuízo do tráfego. Aliás, são tantos argumentos. Imagine você dirigir tranquilo com a certeza que a pista é uniforme, sem as crateras que costumamos encontrar e ainda por cima, a velocidade é verdadeiramente controlada.
Um trecho "engasgado"
Os críticos do projeto vão dizer: mas, para isso, o motorista vai pagar o pedágio nas viagens e as passagens dos veículos coletivos terão tarifas majoradas. Ora, vale à pena pagar "uns trocados" e garantir a segurança. Talvez a tarifa do pedágio custe menos que um suco de abacaxi com hortelã no Celeiro da BR.

Por outro lado, melhora também o trânsito na capital Belém, que deixará de receber tantos carros do interior diariamente. Hoje, por qualquer "motivozinho" o caboclo pega a estrada e ruma pra capital. Com o pedágio, na hora de viajar, já se pensa nas despesas duas vezes, então começa-se a planejar melhor e organizar a agenda numa só viagem para resolver assuntos diversos.
Acidentes são constantes - Imagem Reprodução/Google
Creio que o governador do estado poderia é aproveitar o embalo é solicitar estudos para conceder à iniciativa privada as rodovias estaduais que ligam a BR 316 ao município turístico de Salinópolis e ao distrito de Mosqueiro.
Rodovia "pedagiada" no sul do País
Imaginando aqui nossos balneários mais famosos com estradas duplicadas, sinalizadas e garantindo o feriados seguros, sem tantas mortes a cada ano.

Segundo fontes do Blog, o projeto garante a duplicação da BR 316, sendo três pistas para cada sentido. Tomara que aconteça logo!


Postar um comentário

0 Comentários