O conselhão é a garantia da falta de rateio nas sobras do Fundeb

O conselho municipal de acompanhamento e controle social do FUNDEB no município de Maracanã é o campeão em contabilidade pública no estado do Pará; se houvesse tal honraria, ganharia certamente o Oscar da precisão. Nas contas do fundo, não sobra nunca nem mesmo um "centavinho" para ratear entre os professores da rede municipal.

Pelo quarto ano consecutivo, a prefeita "professora" Dica(PSDB) não distribuiu nem uma merreca para os servidores abnegados da educação, como se as receitas e as despesas batessem certinho e isso, até o governo federal não consegue fazer e repassa as diferenças todos os anos. Agora em 2016, mais de 2 milhões foram creditados como compensação pelas diferenças do ano passado. Foram quatro anos, o Blog alertando para o fato.

O grande fiscal para tal tarefa é o conselho, que virou na atual gestão, um "Conselhão", onde a maioria dos membros mantém os olhos fechados para tudo o que acontece no fundo. Em contrapartida, supostamente recebem benesses da Prefeitura, como generosas horas na lotação e indicações de funcionários.

E como garantir olhos remelentos em nobres conselheiros, assim, como nos guaxinins durante o sauatá?

- O governo municipal transforma a eleição para o Conselhão numa grande batalha e elege pessoas com perfis de versatilidade, nos moldes dos que se encantam fácil com o canto da sereia.

Recentemente, houve eleição e nomes apoiados pelo governo tucano foram os vencedores representando pais de alunos e os próprios alunos.

No contexto da eleição muitas denúncias: na escola Santa Maria da vila KM 26, mães de meninas e meninos de 12 e 13 anos prometem recorrer à justiça, pois os filhos foram levados em ônibus para outra escola no Km 18 da rodovia PA 127, sem o conhecimento dos pais, e obrigados a votar em nomes indicados por representantes do governo municipal que também viajavam no veículo.

Segundo testemunhos de pessoas que preferiram não se identificar, muitas pessoas conhecidas da cúpula do poder em Maracanã, envolveram-se e utilizaram de toda a máquina municipal para assegurar maioria no Conselhão.

Os professores podem ter uma certeza: Rateio de sobras no fundeb, no atual governo, nunca mais!


Postar um comentário

8 Comentários

  1. Nas escolas, funcionários temporários foram 'sutilmente' pressionados a votar nos candidatos do governo, sendo conduzidos das escolas diretamente para os locais de votação.

    ResponderExcluir
  2. PSDB em Maracanã é Sinônimo de Corrupção.

    ResponderExcluir
  3. Funcionários temporários pais de alunos, votaram nos candidatos da prefeita por livre e espontânea pressão.

    ResponderExcluir
  4. O abono mensal e a sobra do FUNDEB irão continuar só na lembrança dos professores e auxiliares.

    ResponderExcluir
  5. É uma pena! Assistimos boquiaberto ao que tudo aconteceu na educação de Maracanã desde o ano de 2013. No início do mandato da então administradora municipal, os professores contratados não ganhavam gratificação de ensino superior. Fato que foi "revisto" logo sobre pressão dos funcionários, o que provocou atualização dos salários no mês de junho daquele ano. No seguinte ano, nada de sobra na educação. Apenas promessas, porém nunca apareceu. E esse discurso se perpetuou até os dias atuais.
    Discursos de pessoas próxima à prefeita, ocorridos nos bastidores antes mesmo de ser candidata a eleição em 2013, davam conta de que se eleita, seria uma pessoa extremamente escorreita. Isso fez muitas pessoas "pularem" de lado político. Ledo engano. Aquilo era mera estrategia discursiva para capitar votos e pôr em prática seu plano maquiavélico juntamente com uma corja, previamente escolhida, diante da quase certeza de vitória no pleito. Uma vez eleita, fez-se uma peneira para cortar na própria carne aqueles que tanto a ajudaram com o suor trabalhando de graça, como aqueles que contribuiram com míseros centavos, mas que juntando, daria para custear o óleo do ônibus que levaria os eleitores aos comícios da candidata. Todo esse esforço para dar-lhe a permissão para administrar nosso município e tirá-lo da condição em que se encontrava. Diante disso, poucas pessoas continuam fies a ela. Talvez apenas aqueles que estão descansando à sombra do governo municipal regado a todo tipo de vantagens, como, por exemplo, o ex presidente do FUNDEB e sua esposa, que estão fincados no bairro da Campina rindo ironicamente daqueles que se lamuriam por não ter o mínimo que eles tem agora.
    Esse rapaz, no passado, foi oposição ao atual governo. Reclamava do administrador anterior por atrasos no pagamento dos funcionários, sobra do FUNDEB. Hoje, o discurso é outro. Tudo está bem. Um modelo de administração que deve ser copiado por outros municípios. Excelência em administração de recursos público da Educação. O giro da roda da vida se inverteu. O que antes girava supostamente ao contrário dele, nos dias atuais, gira a seu favor. Ironia? Fatos da vida? ou merecimento? É uma coisa para se pensar.
    Infelizmente, esse jovem jogou no lixo da imoralidade toda sua história e luta. Pelo que conquistou, de onde veio, enfim, sua trajetória de vida deveria ser preservada. Mas deixou que fatos espúrios manchasse sua história, vendo-se aos caciques do governo atual a troco de vantagens pessoais para presidir um conselho fiscal de aplicação dos recursos da educação. Cadê sua legalidade moral para questionar, agora, futuros fatos que ocorrem no Fundo? Não tem. O que se reúne, a partir de então, é uma série de comprometimentos em sua vida que não lhe dá autorização para questionar quem quer que seja. Tacitamente, está desmoralizado. Uma lástima, pois derruiu o edifício moral que construiu ao longo de sua vida.
    Após essa trama, a perspectiva é tenhamos outras mais com personagens novos mas com igual perfil interesseiro e bons na arte de aceitar vantagens pessoais para locupletar no governo municipal. Veremos aos fatos.

    ResponderExcluir
  6. Agora podemos dizer que foi jogado na lama tudo aquilo que foi dito e construído ao longo de duras circunstâncias por aqueles que um dia disseram lutar por uma educação gratuita e de qualidade. Já não basta apresentarem, talvez como alguma forma de justificar o injustificável, um historico de luta, ter certas influência em conselhos regionais e estaduais ou ter participação decisiva na criação do sintepp da sede do município, se seus atos os denunciam como autênticos guerrilheiros do governo municipal, no combate aos ideais trabalhistas aos quais um dia juraram eterna lealdade. É lamentável ainda que esses mesmos personagens intencionam a pleitear futuramente a coordenação desse sindicato. E é bem provável que consigam uma vez que grande parte dos filiados se neutralizam em combater esses lobos em pele de cordeiros, seja por medo de comprometerem suas amizades com essa alcateia ou de perderem os benefícios concedidos pela representante da gestão municipal a si mesmos e a seus familiares, tornando assim uma batalha covarde e desigual por aqueles poucos que ainda relutam em defender os princípios morais que sempre fomentaram as lutas dessa instituição.

    ResponderExcluir
  7. Estive observando as últimas ações do sintepp e me dei conta de que seus filiados precisam fazer alguma coisa porque só a coordenação desse sindicato nada poderá fazer diante da articulação vergonhosa daqueles que se bandearam pro lado da prefeitinha e seu grupo farisaico. Ou os filiados que se consideram fiéis ás lutas de tempos não tão distantes vão às ruas denunciar seus conterrâneos-algozes e castradores de seus direitos ou então assistem seus próprios companheiros possessos de um ego temporário, exacerbado e esmagador os julgarem como derrotados por não aceitarem a cumplicidade das atitudes obscuras de uma governanta peçonhenta.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente as denuncias de supostas ações corruptas praticadas por esse governo nessa eleição, e em outras anteriores, não irão avançar. Pois muitos só fazem falar mas o agir fica quase sempre só na intenção. Gostaria que 1% dos se mostram indignados com as ações abomináveis desse governo, enfrentasse a professorinha mandatária como os poucos filiados do sintepp que ousam em não se curvar aos caprichos da peste tucana e seu bando de abutres. E como dizem, "Falar é fácil, fazer é que são elas".

    ResponderExcluir