Nova espécie de mosca é descoberta no Ver-o-Peso
(Foto: Divulgação)
Uma espécie de mosca, até então desconhecida, foi descoberta por pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em pleno Mercado do Ver-o-Peso, em Belém. O inseto foi batizado de Peckia veropeso.
O achado dos pesquisadores foi divulgado no volume 4067 da revista internacional Zootaxa, publicado em janeiro deste ano. O trabalho de identificação foi feito por uma equipe formada pelos entomólogos (especialistas em insetos) Fernando Carvalho Filho, Inocêncio Gorayeb, e as bolsistas de iniciação científica do Museu Goeldi Jéssica Soares e Caroline Souza.
Durante os meses de dezembro de 2014 e abril de 2015, os pesquisadores coletaram 258 moscas de quatro famílias visitantes de materiais orgânicos e lixo da feira. Entre os insetos, foi encontrada a nova espécie do gênero Peckia sp. n. (mosca da família Sarcophagidae).
Espécie semelhante da mosca foi encontrada na Vila de Calafate, distrito de Magalhães Barata (PA), a cerca de 160 km de Belém, mas o diferencial da pesquisa foi descobrir exemplares em plena área urbana de Belém.
A descoberta da nova espécie de mosca pode ajudar em estudos médicos veterinários. Foto: Divulgação
“Já esperávamos por novidades em Calafate, que é um lugar pouco estudado, mas encontrar uma espécie desconhecida em pleno Mercado do Ver-o-Peso foi uma surpresa”, afirmou Caroline Souza, bolsista do Museu Goeldi que integrou a pesquisa.
“A Sarcophagidae é uma família de importância médica veterinária, porque age como um vetor de endemias e outros tipos de doenças. Então essa pesquisa serviria de auxílio para estudos forenses”, complementou a bolsista.
(DOL com informações do Museu Paraense Emílio Goeldi)
0 Comentários