A entrevista de Ícaro Gomes

   

Ícaro Gomes frente a frente com Faby

E finalmente ele falou...O blogueiro mais polêmico da região do salgado paraense esperou a véspera do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Maracanã para falar...Ícaro Gomes noticia fatos da amazônia, mas centra sua atuação em Maracanã, a bela cidade atlântica, onde é um dos maiores críticos do governo municipal. Em 2012 saiu das urnas como o segundo colocado na eleição para prefeito da cidade, totalizando quase 8 mil votos, desde então, apontou falhas na administração atual e apresentou muitas ideias. Titular do Blog, comemorou recentemente a chegada a marca de Um milhão de acessos.
Gilvan Capistrano no roteiro da entrevista

Para realizar a entrevista, o Blog localizou Fabiany Pimentel, a Faby, uma jovem maracanaense, acadêmica de jornalismo em Belém, co-editora de revista e que mandou bem nos questionamentos, sondando tudo o que o povo queria saber. Para registrar em imagens os momentos da entrevista, a redação acionou o fotógrafo João Freitas Jr.
Fabiany foi firme nas perguntas

Ícaro Gomes é especialista em educação, no momento envolvido num grande processo de transformação tecnológica na educação da Amazônia, Todavia, nas primeiras horas da manhã, dedica um bom tempo para sua paixão: o Blog.






  Na entrevista, ele fala da eleição anterior, da nova eleição, fala da gestão atual, do seu período como secretário de educação e também, gira a metralhadora sem medo de ser feliz.

O Blog deseja um ótimo Círio de Nazaré para os maracanaenses, mas antes, acompanhe com exclusividade a entrevista completa do blogueiro mais polêmico da região.
Gilvan Capistrano e Ícaro Gomes

           Faby - A última vez que o senhor falou numa entrevista foi para o extinto Blog “Maracanaense.com”, do Enemar Salomão, em meados do ano de 2012. Agora resolveu falar novamente e confiou-me o desafio. Percebo que muitos blogues existiam na região – como o do Enemar e outros- quase todos se acabaram e você é um dos poucos sobreviventes.  Era pra ser assim?
Entrevista para o Blog transformada em vídeo
Ícaro – Não era pra ser assim. Sempre gostei de escrever, já editei jornais, incluindo “O Litoral” que foi publicado por quase sete anos na cidade de Salinas. Agora que o mundo é movido pela internet, busquei encontrar um espaço onde pudesse publicar informações, opiniões e encontrei a blogosfera. Instalei-me e nunca quis receber propaganda, justamente para manter a linha editorial de independência. Sempre sonhei com isso. Comecei lentamente e o gosto pela coisa foi aumentando. Hoje, somos o Blog mais acessado da região do salgado paraense, graças aos nossos leitores mantemos uma média diária de 1,500 acessos. A grande maioria dos espaços virtuais foi sufocada por pressões políticas ou dos patrocinadores financeiros.
Eu trabalho com educação, o Blog é o nosso trabalho das horas vagas. Mas, como sempre faço levo-o com a maior seriedade!

A acadêmica de Jornalismo em programas pilotos de rádio
2.            Você perdeu a eleição para prefeito em 2012 em Maracanã, o que - em sua opinião - contribuiu para isso?

Ícaro – A falta de êxito numa campanha eleitoral decorre de muitos fatores, são geralmente falhas coletivas. Não houve condições naquele momento para uma campanha organizada devido à falta de apoio financeiro e também o pouco envolvimento político de algumas lideranças do PMDB e aliados. Há lideres em Maracanã que são governo eternamente, o dia em que o PC do B assumir a Prefeitura, muitos já terão sua carteirinha comunista desde criancinha.

Tem gente que não sabe viver longe do calor da pessoa que esteja na prefeitura, tenha ela a cor, a ideologia que for. Muitos supostos aliados estavam na verdade como diz o povo “fazendo uma capa” na campanha e trabalhando na madrugada para outros objetivos.

É importante ressaltar, que mesmo sendo um erro coletivo, atrai toda a responsabilidade para mim e relembro que naquele momento havia um sentimento forte de mudança, o que acabou fornecendo combustível para uma grande ilusão, desembocando num dos maiores acidentes políticos da região: a gestão atual do PSDB em Maracanã é um grande engodo e só serve para enriquecer alguns, principalmente, familiares dos que estão no poder.

3.            Então sua campanha teve erros e alguns culpados pela derrota?

Ícaro – A campanha do PMDB em 2012 teve erros, mas o único culpado sou eu. Suportei toda a culpa, pois era o comandante da campanha. Na verdade, eu sairia da secretaria de educação para concorrer ao legislativo, quando fui indicado para o cargo majoritário, meus planos foram mudados. Como soldado que sempre fui do PMDB, aceitei a missão e o convite do ex-prefeito Tinô dos Santos, que optou generosamente pelo meu nome. Infelizmente, o cenário de campanha não foi suficiente para vencermos.

4.            Quando estou em Maracanã, que é minha terra, percebo que há um sentimento de paixão e ódio por sua pessoa. Meus amigos são divididos: uns te amam e outros te odeiam. O que significa isso?

Ícaro – Eu sou simples, tolerante, flexível. Sou democrático e gosto de ouvir as pessoas. Entretanto, sou polêmico. Uma das características mais forte que tenho é a coragem. Eu falo e falo muito. Não tenho medo de cara feia.

O trabalho de nossa equipe na educação de Maracanã, feito totalmente com pessoas da própria cidade gerou muitos frutos para o município: 11 ônibus escolares, quase seis dezenas de escolas revitalizadas e construídas – incluindo as históricas escolas do KM 19, Acy Barros, São Roberto, Ezequiel e Francisco Nunes.

Nossa equipe “Educar” trouxe muitas conquistas para a educação, como um ginásio dentro do Francisco Nunes construído com recursos da própria secretaria sem convênio federal. Tínhamos o melhor salário de professor da região, a melhor merenda escolar, pagávamos religiosamente os abonos e as sobras do Fundeb, a secretaria ajudava na formação dos professores e valorizava auxiliando as escolas em todos os eventos. Nossa equipe conduziu a educação de Maracanã à terceira melhor nota no IDEB em todo o estado do Pará.
A escola Ezequiel Lisboa ganhou a maior reforma estruturante
Por tudo isso, tivemos o reconhecimento de quase a metade dos eleitores de Maracanã em 2012. Agora, houve uma enxurrada de ofensas e coisas criadas pelo grupo da atual prefeita que causaram um grande estrago eleitoral, levando muita gente a nutrir ódio pelo meu nome, principalmente baseado no preconceito de que não sou nascido na cidade. Adotaram o termo “forasteiro” para expressar que naquele momento eu seria o “mal’ e como a candidata na época filha da cidade representava o “bem”. Como se nascer em Maracanã fosse à garantia de uma boa gestão. Até o momento, nada disso aconteceu. Creio que a cidade viva seu pior momento de toda a sua história.

 Hoje, dirige Maracanã o grupo mais incompetente que já conseguiram reunir. Agora sim a Prefeitura vive cheia de supostos “forasteiros”, muita gente de outras cidades que devido a indicações políticas, só recebe o dinheiro que é do povo de Maracanã, Como sou firme na oposição e tenho coragem de desmascarar tudo isso,  gero ódio. Aquele que vive dependente de um emprego temporário sente-se na condição de defender a prefeita, ai começam as ofensas na internet, os xingamentos nas esquinas.
Um homem público deve ser preparado para tal!

5.            Sua condução da secretaria de educação é muito relembrada como produtiva, entretanto, muitos tecem criticas.

Ícaro – Faby, compreendo o contexto como natural. Eu era o secretário, mas não o gestor do município. Secretário em cidades médias e pequenas não movimentam recursos. Só sai um centavo das contas da prefeitura e secretarias se contar com a assinatura, autorização e senha do prefeito ou da prefeita.
Escola do KM 19, a maior construída no tempo Educar
Sou pessoa simples, nunca movimentei recursos da Prefeitura de Maracanã, tenho a mesma vida desde 1994 quando ingressei na vida pública, moro em casa alugada, pois a única que tenho em Salinas desde 1999, doei para minhas filhas. Só tenho um carro, não tenho terrenos, não tenho apartamentos. A minha esposa Fernanda continua sendo professora e eu também vivo da educação na realização de projetos como especialista em educação.

Um dia disse que meus sigilos fiscal e bancário podem ser quebrados, nada tenho a esconder. Agora eu duvido que um politico da atual gestão possa dizer isso. Minhas contas do ano de 2011 já foram aprovadas no Tribunal de Contas dos Municípios, e a outra relativa ao exercício de 2010 aguarda o julgamento de recurso, pois discordo da primeira apreciação.

Nosso trabalho à frente da secretaria em Maracanã nos possibilitou o maior prêmio que a cidade já ganhou:  ser na época da Equipe Educar em qualidade, a terceira melhor educação do Pará, comprovado pelo IDEB, um índice auditado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação. Alguns não compreendem essa realidade, por isso, há na cidade um clima muito favorável ao retorno à prefeitura do grupo do PMDB, justamente por ter implementado as maiores transformações que Maracanã já testemunhou.

6.            Como o senhor visualiza o governo da prefeita Dica no município de Maracanã?

Ícaro – A prefeita Dica governa com a família, mais para a família e menos para o povo. Não vi um grande projeto realizado pela atual gestão, que não seja continuar a reforma de escolas, pintar tudo o que é público pela frente, incluindo as árvores de igarapés. Vejo o governo da professora Dica como fabuloso em consertar calçadas, botar um tubinho ali e acolá e passar uma boa mão de tinta. Fora isso, não há uma obra de envergadura na cidade. O hospital ficou igual, o mercado também, a orla continua do mesmo jeito, agora com muitas pedras soltas.
Onze ônibus captados junto ao governo federal no tempo Educar
O que posso falar ainda é que o Jatene – como fez em todo lugar para se reeleger – mandou asfalto. O governo anterior deixou o projeto de uma creche, duas quadras de esportes. E tudo projeto feito pela maracanaense Ivaneide Cardoso. O projeto de moradia popular no início da cidade, o governo do PMDB entregou 110 casas e deixou o projeto de mais 50 casas na caixa econômica federal. E até o momento não passou disso. Enfim, é um governo só para a família, onde filho e marido mandam mais que a prefeita.

Penso que a prefeita precisa tomar as rédeas de seu governo, no momento em que rateou secretarias e tornou-se rainha do nepotismo se perdeu. Na região vemos outros prefeitos com grandes projetos. Em Salinas, o jovem Paulo Henrique Gomes conseguiu 6 milhões e resolveu o problema da água. Em Maracanã, a cúpula do poder quando viaja para Brasília é só para participar de seminários e passear. Não consegue trazer um centavo sequer. Para completar, há um recheio forte de denúncias e um cheiro horrível de maracutaias e gatunagens por debaixo dos tapetes palacianos.

7.            O senhor será candidato a prefeito de novo?

Ícaro – Faby, minha querida, o candidato natural do PMDB à Prefeitura de Maracanã é o companheiro ex-prefeito Tinô dos Santos. Sou um companheiro leal, assim como ele usando de sua generosidade nos apoiou, faremos por ele novamente um esforço concentrado pelo seu retorno à Prefeitura. Vamos  caminhar juntos, trazendo unidade para o grupo. O povo desiludido com o governo atual que prometeu demais e faz de menos, sente saudades do tempo do Tinô. 

No interior e na cidade, vemos no olhar das pessoas aquela sensação de nostalgia, vontade de viver um tempo que passou, mas seguramente pode voltar. Certamente estarei no processo eleitoral do ano que vem. Tanto eu, como a minha esposa Fernanda estaremos envolvidos na campanha.

8.            No seu olhar de político, o que acontecerá no ano que vem?

Ícaro – Ainda há muita água para passar debaixo das pontes do rio Caripí no nosso município. Hoje, são muitos candidatos anunciando que concorrem, chega na hora, falta coragem. Faby, eu creio que teremos somente dois candidatos fortes.

9.            O Blog em que és o titular é muito polêmico, mas muitos dizem que é o único canal de voz do povo, pois fala de tudo, sem qualquer censura. A internet foi a forma que o senhor encontrou para se manter vivo politicamente?

Ícaro – O trabalho da nossa equipe, de todos que colaboraram comigo na secretaria de educação - desde a copeira até o mais graduado especialista em educação -  me mantém vivo politicamente. Quando alguém pergunta o meu endereço, eu disparo logo: eu moro no coração dos meus amigos de Maracanã, Agora, o Blog tornou-se uma mania. Tem gente – inclusive na gestão – que não começa o trabalho do dia antes de ler o Blog. O que publico, vira discussão nas esquinas de todos os lugares de Maracanã. Muito bom que exista o Blog!

10.          Qual a sua relação hoje com os lideres do PMDB em Maracanã?

Ícaro – Sou soldado do PMDB, convivo muito bem com as lideranças e trabalho para que a unidade politica seja mantida. A oposição ao atual governo precisa de unidade. Existe ainda muita vaidade, todos querem ser candidatos a prefeito. Mas, há certamente, um grande dialogo que creio convergirá para só uma candidatura. Ai o bicho vai pegar!

11.          O que podemos esperar de Ícaro Gomes nos próximos anos?

Ícaro – Eu gosto de trabalhar, na posição que jogar darei trabalho.

12, E o vereador Geovan será uma candidatura que favorecerá mais o o governo ou a oposição?

Ícaro – Eu gosto particularmente do vereador Geovan e admiro o trabalho social que faz. Confesso que esperava mais firmeza e pulso no tratamento das denúncias que chegam à Câmara Municipal. É um grande quadro político e penso que terá muito futuro pela frente, desde que saiba articular corretamente e não permita ser movido pela inspiração da vaidade, pois não se ganha eleição sozinho. 

Quando estudamos os números internos de sondagens iniciais, percebemos que o nome do vereador é melhor situado na seara do eleitor da professora Dica. Os dois nasceram juntos politicamente, na mesma eleição, do mesmo lado, com o mesmo voto. Portanto, segundo os primeiros números, a candidatura de terceira via pouco interfere no desejo da grande maioria do povo em ter o PMDB de volta no comando da cidade.

Porém, como disse, a arte na política é somar e trabalharemos muito, todos os lideres do PMDB e aliados travarão um grande esforço no ano que vem para termos o vereador Geovan em nosso grupão político.

13. Tem gente noticiando que o ex-prefeito Tinô não poderá ser candidato...

Icaro – O ex-prefeito Tinô dos Santos tem no seu grupo de assessoramento um dos maiores advogados em direito eleitoral e público do estado do Pará, que é o Dr. Mauro Barros. Nas ações de contabilidade conta com o Ibran Novaes, que é titular do escritório mais referendado em contabilidade pública no Pará.

É aquela mania dos que sonham em manter-se no poder, começa assim: primeiro não pode ser candidato; depois que ganha a eleição não vai assumir; quando assume vai ser cassado. Eu conheço bem esse enredo, assim foi com o saudoso Queiroz, com o próprio Tinô e não foi com a Dica, porque, tratei logo no mesmo dia do resultado de publicar na internet meus agradecimentos pela votação e os votos de sucesso para a nova gestão, Não fiquei criando picuinhas. Tinô é o nosso candidato do PMDB e vem firme para vencer!

14. Recentemente, o Blog publicou um Post sobre um caso de amor que sugere algumas suspeições quanto ao movimento eleitoral. Caso seja o fato verdadeiro, o senhor estaria ali na postagem dando o entender que o resultado da eleição passada poderia ficar sob suspeição?

Ícaro – O meu Post sobre o assunto do caso de amor não tem a intenção de adentrar na vida particular de ninguém. O sujeito é um agente público, mas à noite, em sua intimidade, tem o direito de fazer o que quiser.  Se realmente há um caso de amor entre dois agentes públicos importantes da cidade, sendo um deles um guardião, parece-me estranho, o fato de ser justamente na seara dos tucanos. E se o caso for anterior às eleições de 2012?

Eu particularmente não acredito nisso, mas não fica aquela “pulguinha atrás da orelha” indicando para a possibilidade de favorecimento?
Creio que o tempo dirá...

Uma das mais estruturadas do interior na vila de São Roberto, hoje abandonada

 15. Obrigado pela entrevista. Fique a vontade para suas considerações finais e despedidas...

Ícaro – Primeiramente, Faby, para mim é um grande privilégio ser entrevistado por uma acadêmica de jornalismo genuinamente maracanaense e contar com o apoio de imagens do João Freitas.
Eu quero também desejar ao povo católico de Maracanã um excelente Círio de Nossa Senhora de Nazaré com paz, harmonia e fé.

Manifestar aos meus amigos e amigas de Maracanã que nossa luta em favor do município e principalmente da educação continuará fervorosamente. Um forte abraço e até a próxima oportunidade.


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Excelente entrevista e um show de educação de Ícaro Gomes, muito diferente do linguajar feito pela prefeita quando pega um microfone. Isso demonstra o nivel de preparo de um lider. Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Icaro Gomes tem todo o direito de fazer duras críticas ao atual governo municipal. Ele foi o concorrente direto da atual prefeita. Se ele perdeu é porque a concorrente teria apresentado uma melhor proposta. Agora cabe ao concorrente perdedor fazer o balanço do governo dela. E pelo que se sabe, era um projeto mentiroso para ganhar a eleição. Combatia o "forasteiro" mas foi um governo que mais colocou forasteiro na prefeitura. Virou um governo de família e decadência da prestação dos serviços públicos. A população tem o direito de avaliar se ela correspondeu ou não os seus anseios. Pelo visto, não.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS... TODO APOIO À VOCÊS...
    Não tem como não esquecer dos melhores salários aos professores da região, da valorização de tal classe no governo tinô...
    Não tem como esquecer da qualidade de ensino onde 95% dos professores que estavam atuando tinham capacitação, pós graduação e até mestrado no currículo, minha maior vergonha como professor graduado, pós graduado, com vários cursos com enfoque no ensino ter um currículo rejeitado com a seguinte desculpa:
    INFELIZMENTE AGENTE SÓ TÁ LOTANDO QUEM TEM PRECISÃO, QUEM É MAIS "POBRE" o pior foi ouvir a prefeita na rádio dizendo que não queria um monte de professores com mestrado graduado... que queria dar oportunidade aos jovens que não tem emprego KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Quer dar oportunidade a pessoas inexperientes que mal se dedicaram a terminar o ensino médio que só sabem puxar saco????? Crie postos de servico abre uma fábrica uma indústria e manda buscar a mão de obra que precisa.... Professor precisa de capacitação...
    Agora sair distribuindo cargos de professor aos pobres é o mesmo que ter elegido um prefeito só porque não era forasteiro kkkkkkk tenho que rir pra não chorar... fora que os melhores salários hoje no município são de FORASTEIROS KKKKKKKK
    TUDO QUE TANTO CRITICARAM ESTÃO FAZENDO PIOR... É UM GOVERNO TOTALMENTE NEPOTISTA... MÃE PAI FILHO SOBRINHO NORA E TODA ÁRVORE GENEALÓGICA SE BOBEAR ATÉ O CACHORRO O GATO E O PAPAGAIO E TODO MUNDO VÊ ISSO É NINGUÉM FAZ NADA... As latas de tinta amarelo acabaram nas lojas de tanto que pintaram ... da medo de ir na emergencia do hospital com tanto "técnico" meia boca que nem aplicar injeção direito sabem e não estou caluniando pois já tive que passar por tal situação parentes amigos com luxações no braço só por tomar uma injeção, e o que dizer do descontrole emocional dos administradores e seus arredores que usam o FACEBOSTA PARA SE DEFENDER E CALUNIAR kkkkk é de causar pena...
    Enfim não dependo de favores políticos, nem da lama amarela que escorre pelas ruas isso é apenas uma pequena parte da indignacao pelas inúmeras coisas que vemos por aqui...
    A DILMA E A DICA CONSEGUIRAM PROVAR QUE O DEPUTADO TIRIRICA ESTAVA ERRADO...
    PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA...???
    FICA FICA FICA
    #FICA DICA

    ResponderExcluir