Altas temperaturas na capital paraense podem justificar a necessidade de frota climatizada (Foto: José Lucas Neves)
Quase três semanas após o aumento do preço da passagem nos ônibus municipais, em Belém, os internautas acreditam que a melhoria mais urgente no transporte público da capital seria climatizar a frota. Nada mais certo para justificar o aumento da tarifa.
Dos 4.317 internautas que responderam à enquete do DOL "Qual a melhoria mais urgente no transporte público?", 47,20% quer viajar com uma temperatura mais amena nos coletivos.
A renovação da frota está em segundo lugar na lista dos internautas, com 29,16%, representando 1.259 de votos. Capacitação de motorista e cobrados está em terceitro lugar, com 13.85% do total (598 votos) e a acessibilidade aos deficientes físicos com 4.239% (183 votos). Os demais internautas responderam outras opções, com 5.536%, representando 239 votos.
REALIDADE NO BRASIL
O que parece apenas um sonho para os usuários de transporte público na capital já é realidade em outros Estados. Em Palmas (TO), a frota de ônibus com ar-condicionado começou a circular no ano passado. E este ano, já teve um reforço de mais ônibus climatizados. Em Fortaleza (CE), a frota climatizada também já é realidade nos ônibus municipais.
Percebe-se que a movimentaçãoo maior é nos Estados do Nordeste considerando as altas temperaturas.
Em outros Estados, apesar de ainda não ter sido implantada, a cobrança e movimentação dos órgãos competentes já existe neste sentido. É o caso do Maranhão, onde o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), solicitou à Secretaria Municipal de Transportes que os novos ônibus, cujo processo de aquisição foi anunciado desde o ano passado, sejam equipados com condicionadores de ar. O objetivo é amenizar o desconforto dos passageiros, penalizados com as altas temperaturas registradas na capital maranhense.
As cidades de Natal (RN) e Niterói (RJ) são também exemplos onde o assunto está sendo debatido.
(DOL)
0 Comentários