Implantação do novo sistema de informações na Saúde não saiu da estaca zero em Maracanã

O Ministério da Saúde vem implantando um novo sistema de dados em todo o território nacional, que será o mecanismo para o recebimento de produção dos municípios e consequentemente do repasse de recursos.


O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

A situação é preocupante pois o prazo termina em Junho e quem não implantar o novo sistema corre riscos de perder recursos, já que o sistema anterior o SIAB não receberá mais as produções. Então, o secretário de saúde de Maracanã, que sempre precisa de uma "cutucada" para trabalhar, deve comprar computadores novos, contratar pessoal e realizar um grande mutirão, haja vista que o trabalho será árduo.

Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria estadual de Saúde

Postar um comentário

0 Comentários